Exportações do agro brasileiro ultrapassam US$ 153 bi em 2024
Em novembro as exportações totalizaram US$ 12,6 bilhões
A Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) informou nesta terça-feira (17/12) que a Lei Estadual 12.709/2024 pode inviabilizar a continuidade da Moratória da Soja e qualquer outra medida restritiva que vá além da legislação brasileira.
O comunicado foi feito durante reunião no Palácio Paiaguás, que contou com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, representantes da Aprosoja Mato Grosso e outros líderes do setor.
A Lei Estadual 12.709/2024 determina que:
Em outro ponto, impõe que:
A lei começa a produzir efeitos em 1º de janeiro de 2025.
"A Abiove vem recomendando aos seus associados para observarem as regras da Lei Estadual 12.709/2024 e do Código Florestal, sem criar restrições ou lista na aquisição de soja produzida de acordo com os limites da restrição ambiental brasileira", afirmou André Nassar, presidente executivo da entidade.
A nova lei atende às demandas dos produtores de soja e milho, que se mobilizaram por meio da Aprosoja Mato Grosso para pressionar pelo fim das restrições impostas pela Moratória da Soja. O presidente da entidade, Lucas Costa Beber, celebrou a conquista e reforçou a necessidade de participação ativa na regulamentação do decreto que oficializará a decisão.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura