Em Nova Prata agricultores utilizam técnicas que respeitam o meio ambiente

16.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

A agroindústria de embutidos Kopper, de Nova Prata, foi a primeira na região da serra a instalar um aquecedor solar de água feito com materiais recicláveis (caixas de leite longa vida e garrafas PET). O sistema, implantado a cerca de três semanas, foi construído em parceria pela Emater/RS-Ascar, professores, Associação de Bem-estar do Menor e produtores rurais. O material reciclável foi doado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Guerino Somavilla e os demais materiais (caixa d’água, tubos e conexões, tinta, cola) adquiridos pelo proprietário da agroindústria.

 

A placa tem duzentas garrafas PET e capacidade para aquecer em torno de 200 litros de água por dia. “Esse sistema está dando resultado em creches, escolas e instituições com poucos recursos. Pode ser utilizado no aquecimento da água da pia ou para banho”, destaca o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mário Landerdahl.

 

Na agroindústria, o equipamento está aquecendo a água da pia usada na lavagem dos materiais utilizados no processamento da matéria-prima. “ A gente nunca tinha ouvido falar desse modelo de aquecedor feito com materiais recicláveis. No início a gente não botou muita fé, mas agora já vimos que é eficiente. A agroindústria ocupava gás para aquecer a água. Vai dar uma economia grande”, relata Mariane Koprovski, que trabalha no empreendimento com os pais. Criada há dois anos, a agroindústria de embutidos atende a feira do produtor de Nova Prata e mercados, participa de feiras na região e no estado, e fornece produtos para escolas municipais e estaduais do município.

 

Na última sexta-feira (12), estudantes da rede municipal e estadual de ensino de Nova Prata puderam conhecer a agroindústria e o aquecedor solar de água durante um dia de campo realizado na comunidade do Gramadinho. Nas propriedades das famílias Koprovski e Pagnoncelli, os estudantes também conferiram as ações desenvolvidas nas áreas de manejo de dejetos suínos, preservação da mata ciliar, segurança alimentar, compostagem doméstica - produção de húmus com minhocário e máquinas agrícolas, tendo contato com técnicas sustentáveis e que reduzem o impacto ambiental.

 

Rejane Paludo

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Caxias do Sul

(54) 3223-5633

repal@emater.tche.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025