Pronatec Campo define pedagogia dos cursos voltados para agriculturores familiares
A Empresa Baiana de Desenvolvimentos Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, por meio da Gerência Regional de Barreiras participou, na última sexta-feira (14), de uma reunião do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado da Bahia (Pró-Genética), no auditório do Banco do Nordeste (BNB). O encontro é uma fase preparatória para Feira Pró-Genética de Barreiras e de Formosa do Rio Preto, que acontecerá no mês de novembro.
De acordo com o gerente da EBDA de Barreiras, Carlos Augusto Araújo, dentre os assuntos abordados destacaram-se: elaboração de agenda de compromissos e a criação do Comitê Local. “Por meio do Pró-Genética conseguimos alcançar promissoras práticas na pecuária do oeste, que visam aumentar a rentabilidade e competitividade dos sistemas de produção, bem como o cumprimento legal de ações empresariais, condições de trabalho adequadas e responsabilidade social”, afirmou o gerente.
O Pró-Genética tem como objetivo central ofertar touros puros e certificados, usados como reprodutores em rebanhos de baixa qualidade genética para uniformizá-los e garantir fêmeas mais produtivas, e machos com melhor potencial de comercialização. Além disso, contribui para o aumento da produção comercial de gados de corte e leite, gerando renda para o agricultor familiar.
Além da EBDA, participaram do evento a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o Banco do Nordeste (BNB), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Associação dos Médicos Veterinários do Oeste da Bahia (AMEV-Oeste), a Associação dos Criadores do Oeste da Bahia (Acrioeste), Grupo Aliança e as prefeituras municipais de Barreiras e de Formosa do Rio Preto.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura