E-book exclusivo sobre mancha-alvo pode ser baixado ou lido gratuitamente

Hoje, a mancha-alvo é a principal doença da cultura no Centro-Oeste e em parte do Sudeste e do Sul

20.07.2023 | 10:22 (UTC -3)
Cultivar

A edição 290 da revista Cultivar Grandes Culturas traz encartado um Caderno Técnico especial sobre mancha-alvo, uma doença que vem crescendo na cultura de soja a cada safra e que também está aumentando na cultura do algodão. O conteúdo também está disponível em formato de e-book, para ser lido online ou baixado de forma gratuita no site da Revista Cultivar. O material, produzido pelos pesquisadores da Proteplan, do Mato Grosso, tem o apoio exclusivo da BASF.

O e-book mostra que, ainda que a ferrugem-asiática seja o pesadelo de muitos sojicultores, é importante destacar que outras doenças podem reduzir consideravelmente a produtividade da cultura da soja. A mancha-alvo (causada por Corynespora cassiicola) é um exemplo.

Acredite, mas houve um período, há uns 15, 20 anos, em que havia dúvidas sobre a capacidade dessa doença causar perdas econômicas na soja. Hoje, a mancha-alvo é a principal doença da cultura no Centro-Oeste e em parte do Sudeste e do Sul.

Os danos pela mancha-alvo variam em função da severidade da doença, que está muito relacionada à suscetibilidade das cultivares de soja. Na avaliação de 72 delas, nas regiões Sul, Médio Norte e Oeste de Mato Grosso, na safra 2021/22, a redução na produtividade da soja, exclusivamente pela mancha-alvo, variou de 9 a 21%. Na mesma safra 2021/22, nos ensaios cooperativos, três a quatro aplicações de fungicidas para controle da mancha-alvo geraram diferenças de até 1.047 kg/ha (MS), 1.339 kg/ha (GO) e 1.362 kg/ha (MT). Os dados falam por si.

Baixe ou leia gratuitamente o e-book, clicando aqui!

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro