ESPECIAL EXPODIRETO: Valtra encerra Expodireto com faturamento superior de negócios
No período de 18 a 20 de março a DuPont apresenta na 19ª edição da Fenicafé, em Araguari (MG), um novo conceito para controle de pragas e o manejo preventivo de doenças do cafeeiro. Segundo a companhia – conhecida mundialmente por sua plataforma empresarial amparada na Ciência -, seu Programa Café é baseado na entrega de resultados ao produtor e vem sendo adotado com sucesso em diversas lavouras do Triângulo Mineiro.
De acordo com Luiz Wanderlei Braga, gerente de produtos da companhia, a metodologia DuPont Programa Café foi aplicada em cerca de 375 mil hectares da cultura na safra 2013/14. “Tivemos resultados acima da média no controle das doenças ferrugem e cercospora e da praga bicho-mineiro”, ressalta Braga.
O engenheiro agrônomo da DuPont explica que o DuPont Programa Café apoia-se no uso correto e seguro de tecnologias, das quais se destacam as marcas Aproach Prima, fungicida e Altacor, inseticida.
“Os produtos da DuPont para a cultura do café têm dado enorme contribuição para o produtor aumentar sua produtividade. Houve lavouras em que o agricultor colheu 6 sacas a mais por hectare”, ressalta o gerente.
“A gente vem trabalhando com muito sucesso”, endossa o cafeicultor Guilherme Marcheti, da Fazenda Santa Edwirges, em Carmo da Cachoeira (MG). Para o produtor William Yassuo Moriyama, da Fazenda Sonho Meu, em Patos de Minas, “a DuPont está trazendo bons resultados”.
Lançado há menos de dois anos para a cafeicultura, o fungicida Aproach Prima reúne diferenciais tecnológicos de ponta: é rapidamente absorvido com ação no interior da planta e resistente à lavagem por chuvas por exemplo. Graças a esse atributo, controla com alta eficácia e prolongados períodos a ferrugem e a cercospora. mesmo nos períodos de forte intensidade pluviométrica.
A ferrugem, por sinal, é tida como a mais complexa doença do cafeeiro nacional – ataca folhas da planta, provoca manchas de coloração amarela e laranja e espalha-se em poucos dias pela lavoura, com efeito devastador. A cercosporiose, igualmente preocupante, assume característica endêmica quando há condições de seca e solo enfraquecido, com danos significativos às plantas.
Cafeicultores de todo o Brasil relatam o sucesso em suas lavouras com o uso de Aproach Prima, que previne o surgimento de doenças e proporciona qualidade e produtividade para o cafeeiro. “A DuPont vem investindo continuamente na linha de café com produtos de extrema qualidade, eficácia e eficiência”, ressalta o produtor Diogo Tudela, da Fazenda Castelhana, em Monte Carmelho (MG).
De acordo com o agricultor Henrique de Souza, da Fazenda Macaúbas de Cima, localizada em Patrocínio (MG), Aproach Prima tem apresentado níveis de controle muito satisfatórios. Luiz Eduardo de Rezende, da Fazenda do Brejo (Carmo da Cachoeira/MG), afirma que em sua lavoura obteve resultados superiores a custo inferior ao de outras safras.
Além do Aproach Prima, a companhia focalizará no evento o inseticida Altacor, empregado com sucesso no controle do bicho-mineiro, um inseto-praga encontrado nas principais regiões produtoras. “O produto se consolidou pela evolução tecnológica que trouxe na proteção da cafeicultura ante dessa praga”, resume Luiz Braga. “Com o uso correto e seguro de Altacor, o cafezal tem aumentada sua população de insetos benéficos. O produtor fica mais tranquilo porque as plantas ganham vigor e produzem grãos de qualidade superior”, continua.
Promovida pela Associação de Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal, a Fenicafé ocorre no Pica-Pau Country Club, das 8h00 às 18h00.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura