Docente da Esalq é designado novo membro do Conselho Deliberativo do IEA

Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni atua no departamento de Ciência do Solo

06.05.2022 | 13:42 (UTC -3)
Caio Rodrigo Albuquerque
Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni atua no departamento de Ciência do Solo. - Foto: Divulgação
Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni atua no departamento de Ciência do Solo. - Foto: Divulgação

O professor Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, do departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi designado, pelo reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, como conselheiro do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP). Alleoni assumiu a vaga destinada a docente da USP escolhido pelo reitor a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo. Antes dele, ocupava a posição o embaixador Celso Lafer, professor emérito da USP.

“Não havia ninguém das Ciências Agrárias na composição do Conselho do Instituto e, na história do IEA, serei o terceiro docente da Esalq a exercer a função”. Antes, Rodolfo Hoffmann (sênior do departamento de Economia, Administração e Sociologia) e Júlio Marcos Filho (sênior do departamento de Produção Vegetal) estiveram na mesma posição.

O docente da Esalq considera o atual momento do agronegócio brasileiro propício para debates e reflexões acerca de grandes temas. “Além de avaliar projetos encaminhados ao IEA, uma das minhas funções é propor a criação de grupos de estudo e pesquisa inseridos nos grandes temas tanto dentro da porteira, envolvendo os sistemas de produção na agricultura, pecuária e floresta, quanto naquilo que envolve as atividades pós-colheita, de qualidade dos produtos agrícolas e da própria segurança alimentar”, adiantou o docente.

Alleoni graduou-se em engenharia agronômica em 1985, na Esalq, e realizou seu mestrado (1992) e doutorado (1996) em Solos e Nutrição de Plantas. No ano 2000, tornou-se livre-docente em Química do Solo na Esalq, com pós-doutorado pela Universidade da Flórida, EUA (2005/2006). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq, é professor titular do Departamento de Ciência do Solo e coordenador do Laboratório Multiusuário de Análises Ambientais da Esalq. Também coordena o Programa SolloAgro de Educação Continuada em Agricultura Sustentável e é diretor da Fundação Agrisus. Com experiência na área de química e fertilidade do solo, suas pesquisas são focadas nas alterações químicas do solo em função do manejo e comportamento de elementos potencialmente tóxicos no ambiente.

O novo conselheiro foi chefe do departamento de Ciência do Solo, presidente da Comissão de Atividades Docentes, da Comissão de Convênios e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Esalq. Também foi coordenador da Câmara de Cursos de Extensão da USP.

Alleoni atuou por 15 anos na área de redação e comunicação científica como editor-chefe da revista Scientia Agricola, membro titular do Conselho Consultivo da base SciELO (Scientific Electronic Library Online) e vice-presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). É revisor de 20 periódicos nacionais e internacionais.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024