Armadilha Solar Autônoma pode ajudar produtor no controle da Helicoverpa
Mais de mil pessoas, de 95 municípios, compareceram nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, ao Dia de Campo Estadual do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Com o tema “Tecnologia e diversificação a serviço da lavoura arrozeira”, o evento ocorreu na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha. Neste ano o destaque foi o lançamento de três novas cultivares de arroz: IRGA 429, IRGA 430 e IRGA 424 RI. As atividades começaram às 7h e ao meio dia foi servido um grande carreteiro aos participantes.
Ao longo do dia, os visitantes puderam conhecer as ações desenvolvidas pelo Irga ao longo do último ano. Foram apresentadas pesquisas, projetos e novas tecnologias relacionadas, principalmente, à rotação de culturas com o arroz irrigado.
O secretário da agricultura pecuária e agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, destacou a importância do desenvolvimento das novas cultivares e também do desenvolvimento contínuo de pesquisas para a rotação de culturas. “O Irga é para trazer conhecimentos que possam trazer renda para os produtores”, acredita. Mainardi também lembrou que o programa Brazilian Rice está capacitando as indústrias e ampliando mercados para o arroz gaúcho.
“Eu me sinto muito orgulhoso por ser presidente de uma instituição como o Irga, pois esta autarquia tem uma função muito importante na economia do Estado”, relatou Claudio Pereira, durante o evento. Pereira prestou homenagem a todos os funcionários que já passaram pela instituição e deu as boas vindas aos novos técnicos e engenheiros que foram nomeados no concurso publico. “Este foi um compromisso que assumi com o governador, Tarso Genro, de reestruturar, requalificar e trazer perenidade para o Irga. E os recursos humanos são o maior patrimônio do instituto”, lembra Pereira.
Participantes visitaram as estações de pesquisa:
O roteiro incluía a visita a sete estações experimentais. Na primeira, Gustavo Daltrozo Funck e Felipe Matzembacher apresentaram as estratégias de manejo integrado de doenças, como o melhoramento genético na busca de resistência, as relações entre planta e clima e o controle das doenças através de práticas culturais como a semeadura em época adequada e o uso de semente com qualidade sanitária.
Em seguida, Anderson Vedelago e Cláudia Lange falaram sobre o cultivo de soja em rotação com arroz irrigado, demonstrando a importância do manejo adequado para o avanço do cultivo da soja em solos arrozeiros. Foi mostrada também a cultivar de soja TEC IRGA 6070 RR e apresentada a TEC 5718 IPRO. Na sequência, Rodrigo Schoenfeld e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e consultor técnico do Irga, Paulo Régis Ferreira da Silva, abordaram o manejo do milho para alta produtividade, ressaltando a importância do milho como alternativa para controle do arroz vermelho, diversificação de culturas e alternativa de renda para o produtor.
Na quarta estação, Mara Barbosa apresentou as três novas cultivares de arroz desenvolvidas pelo Irga: IRGA 429, IRGA 430 e IRGA 424 RI. A pesquisadora destacou as principais características das cultivares e as contribuições que poderão trazer para a lavoura orizícola do Rio Grande do Sul. A cultivar IRGA 429 é de ciclo médio e é recomendada para o cultivo no sistema de produção pré-germinado. A cultivar IRGA 430 é de ciclo precoce, com alto potencial de produtividade e boa qualidade dos grãos, ideal para semeadura nos sistemas convencional, direto e cultivo mínimo. A cultivar IRGA 424 RI é derivada da IRGA 424 e é tolerante aos herbicidas do grupo químico das Imidazolinonas. Esta cultivar será mais uma alternativa para o controle do arroz vermelho.
A irrigação por sulcos com o uso de tubos janelados foi o assunto apresentado por Elio Marcolin na quinta estação experimental. Marcolin mostrou aos visitantes a tecnologia de uso de tubos janelados para maior eficiência de uso de água e o menor custo com mão-de-obra. Em seguida, Carlos Fagundes fez uma demonstração do programa “RS Mais Grãos - Secagem e Armazenamento Sustentável de Grãos na Propriedade Rural” e aproveitou para falar sobre a importância da secagem e armazenagem na propriedade rural.
Por fim, Felipe Gutheil Ferreira e Athos Gadea falaram sobre a produção de sementes da nova cultivar IRGA 424 RI. Foi apresentado o processo de produção de semente genética e básica desta cultivar e a estimativa de oferta do material, que estará disponível para multiplicação de sementes certificadas na safra 2014/2015.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura