Dia de Campo apresenta cultivares com potencial para a biofortificação

01.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

Em Sergipe, produtores rurais, técnicos e pesquisadores terão a oportunidade de conhecer o desempenho no campo de culturas como abóbora, arroz, batata-doce, feijão, feijão-caupi, mandioca e milho com maiores teores de ferro, zinco e betacaroteno.

Eles participarão de um Dia de Campo previsto na programação da III Reunião Anual da Biofortificação no Brasil (

), de 31 de maio a 5 de junho, em Aracaju (SE).

O Dia de Campo será no dia 2 de junho, a partir das 9h, no Campo Experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE), em Nossa Senhora das Dores. Ferro, zinco e betacaroteno são micronutrientes importantes para combater a anemia, a cegueira e a baixa resistência do organismo.

“No Campo Experimental, todos os materiais foram plantados em um só lugar como se fosse uma Vitrine Tecnológica. Os participantes poderão circular em seis estações para conhecer os materiais e discutir com pesquisadores as características de cada cultura e as vantagens das pesquisas para a biofortificação de alimentos”, explica o supervisor da Área de Negócios e Transferência da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Ivênio Rubens de Carvalho.

A participação de um grupo de 30 produtores do assentamento Santana dos Frades, de Pacatuba (SE), está sendo especialmente esperada. Eles são pais de alunos das escolas estaduais Padre Nestor Matieu e Nossa Senhora Santana, que estão sendo acompanhados por profissionais de nutrição para reverter o quadro de carência nutricional.

Estes produtores vão receber uma doação simbólica de sementes de feijão e ramas de batata-doce e mandioca para marcar a chegada do projeto na comunidade. A partir das próximas safras, todos os produtores cadastrados terão acesso aos novos materiais e orientações sobre cultivo.

Biofortificação – O Dia de Campo é um dos eventos programados para a III Reunião Anual da Biofortificação no Brasil que contará com a presença do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e mais 200 pesquisadores e técnicos do Brasil e do exterior. O evento é uma realização da Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Tabuleiros Costeiros, em parceria com os programas HarvestPlus e AgroSalud e apoio das empresas Monsanto, Pepsico, Nestlé e Haloteck Fadel.

Materiais em exposição no Dia de Campo

Mandioca: lançamento da BRS Jari cuja raiz de amarelo intenso apresenta 9 microgramas por grama de betacaroteno (pró-vitamina A). A massa cozida da Jari não tem fibras, é consistente e cozinha em 25 minutos.

Abóbora: variedades regionais em processo de melhoramento genético convencional para obter cultivares com altos teores de betacaroteno e boas características agronômicas e comerciais.

Arroz: Chatão Branco e Zebu Ligeiro com maiores teores de ferro e zinco e boas características agronômicas.

Batata-doce: Seis clones de polpa alaranjada (com maior teor de betacaroteno).

Feijão: BRS Agreste e BRS Pontal com maiores teores de ferro e zinco e tolerância à seca.

Feijão-caupi: a Xiquexique tem maiores teores de ferro e zinco, tolerância á seca e boa produtividade de grãos.

Milho: BRS Assum Preto apresenta alta qualidade protéica, maiores teores de aminoácidos essenciais como triptofano e lisina. Em pesquisa variedades para aumentar as concentrações pró-vitamina A.

Gislene Alencar

Embrapa Tabuleiros Costeiros

/ 79 4009 1300

Soraya Pereira

Embrapa Agroindústria de Alimentos

/ 21 3622 9739

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025