Congresso de Biosegurança: prazo para envio de resumos foi prorrogado

31.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

Os organizadores do VI Congresso Brasileiro de Biosegurança e Simpósio latino Americano informam que foi prorrogado até 15 de junho o prazo para envio de resumos.

A Associação Nacional de Biossegurança- ANBio aproveitará seus dez anos para durante o Congresso de Biosegurança e Simpósio latino Americano, a ser realizado de 22 a 25 de Setembro de 2009 no Rio de Janeiro no campus da UERJ, para trazer os maiores especialistas do Brasil, América Latina, Europa, Estados Unidos e de outros continentes para discutirem avanços e desafios da Biossegurança e da Biosseguridade. Dentre os temas polêmicos estão a discussão sobre as alterações dos componentes de Biossegurança durante pandemias, onde serão discutidas por especialistas da Organização Mundial de Saúde as condições de Biossegurança para o manejo de amostras contendo o vírus da gripe aviária e da gripe suína.

Simpósio sobre segurança ambiental de milho Bt

Depois de mais de uma década e meia de plantios com milho Bt no mundo, os resultados das pesquisas de impacto ambiental e econômico serão relatados no VI Congresso de Biossegurança. Resultados de estudos em centro de origem, como no México e de análises de Biossegurança em diferentes países demonstrarão não apenas a qualidade e segurança do produto como também a redução no consumo de água, menor toxicidade, de combustíveis fósseis, de defensivos e de menor erosão do solo com uso desses cultivos no mundo. O cientista Klaus Ammann, ex-diretor do Jardim Botânico da Suíça, apresentará uma coletânea de mais de 100 trabalhos sobre o assunto. Além de Ammann, estarão presentes Bruce Chassy, da Universidade de Illinois, Luis Herrera, do México e José Maria da Silveira que debaterão os trabalhos mais recentes sobre a Biossegurança e impactos econômicos do milho Bt.

Exposição de Biossegurança

A ANBio realizará em paralelo com o Congresso a primeira Feira de Dispositivos de Biossegurança. O evento acontecerá no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro e deverá reunir mais de 1.000 profissionais de laboratórios de saúde pública, do setor agropecuário, do setor industrial biotecnológico, da pesquisa e inovação do Brasil e do mundo.

O objetivo principal da feira é apresentar as inovações dos equipamentos de laboratório e para fins industriais que permitam maior segurança dos trabalhos com materiais de risco. Aos expositores na Feira será dada uma vaga para assistência ao Congresso de Biossegurança e acesso ao material do Congresso.

Empresas que trabalhem com cabines de segurança biológica, roupas e equipamentos de segurança, embalagens para transporte e armazenamento de amostras, dispositivos para descontaminação, caixas e gaiolas para contenção de animais, dentre outras estão convidadas a exporem na feira que irá de 22 a 25 de Setembro de 2009. As vagas para exposição são limitadas.

Mini-cursos de Biossegurança valerão como créditos

Serão realizados seis mini-cursos durante o Congresso de Biossegurança que poderão ser validados como créditos para os cursos de graduação e pós-graduação. Os cursos versarão sobre: Biossegurança para profissionais de saúde; Princípios de Biossegurança e pesquisa de uso duplo para o setor agropecuário; Biossegurança com animais; Biossegurança de laboratórios NB3; Transport de produtos biológicos perigosos.

As vagas para os cursos são limitadas e será obedecida a ordem de inscrição no site da ANBio

Revista científica será lançada

Pela primeira vez a América Latina terá uma revista científica para publicação de trabalhos científicos no campo da Biossegurança e da Biosseguridade. O Journal of Biosafety and Biosecurity, revista indexada a ser editada pela editora da UFU e pela ANBio será a primeira revista científica com conselho científico internacional do gênero. O primeiro número da Revista será lançado durante o VI Congresso de Biossegurança no Rio em Setembro. Em breve as normas para publicação na Revista estarão disponíveis na página da ANBio e da UFU.

Conferência magistral trará cientista idealizador do risco biológico ao Brasil

A conferência de abertura do VI Congresso de Biossegurança será ministrada por Emmet Barkley, ex-diretor do Centro de Controle de Doenças- CDC e um dos idealizadores do símbolo do biorrisco e do primeiro Manual de Biossegurança da OMS. A conferência versará sobre o histórico da Biossegurança no mundo, perspectivas e desafios para um mundo globalizado.

Barkley foi um dos mentores da formação em Biossegurança no Brasil, quando esteve pela primeira vez em 1984, quando da realização do primeiro curso de Biossegurança para a América Latina, realizado na Fiocruz.

Fonte e informações adicionais, como o programa completo do evento estão disponíveis no site da ANBio:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro