CRV Lagoa tem novo catálogo no site da ABB
A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM), a Embrapa Transferência de Tecnologia, por meio do seu Escritório de Negócios de Londrina, e a Emater-PR promovem, na quinta-feira (20), em Andirá-PR, um Dia de Campo para apresentação da cultivar de bananeira BRS Conquista.
A cultivar é resistente à sigatoka-negra, principal fator de redução da produtividade em bananais cultivados nas principais regiões do mundo. Além disso, a BRS Conquista também é resistente ao mal-do-panamá e à sigatoka-amarela e apresenta baixa incidência de brocas e nematóides.
A BRS Conquista foi desenvolvida no campo experimental da Embrapa Amazônia Ocidental, e é a primeira cultivar de bananeira a receber o certificado de proteção no Brasil. A nova cultivar também vem sendo validada em outros estados do país, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso, onde tem apresentado ampla adaptação e boa produtividade.
Os frutos maduros da nova cultivar apresentam casca de coloração amarelo-clara, polpa de coloração creme, bom equilíbrio entre açúcares/ácidos e aroma agradável e marcante.
O Dia de Campo é direcionado a produtores e à assistência técnica da região e será realizado em duas fases. No período da manhã as atividades ocorrerão no Cine Teatro São Carlos e no período da tarde os participantes seguem para a visita ao campo, onde haverá apresentação e degustação da cultivar BRS Conquista.
De acordo com Rogério de Sá Borges, técnico da Embrapa Transferência de Tecnologia, “o evento é resultado de um trabalho conjunto entre pesquisa, assistência técnica e produtores, com o objetivo de buscar inovações tecnológicas que contribuam para a solução dos principais problemas da bananicultura no Paraná”.
No Cine Teatro os participantes irão assistir as palestras “Validação, Transferência de Tecnologia e produção de mudas”, ministrada por Rogério de Sá Borges; “Manejo Integrado de doenças da Bananeira”, proferida por José Clério Rezende Pereira, da Embrapa Amazônia Ocidental; e “Aspectos da bananicultura no Vale do Paranapanema”, apresentada por Fernando Teixeira de Oliveira, da Emater de Andirá. Em seguida, Luadir Gasparoto, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, fará a apresentação da nova cultivar.
A bananicultura no norte do estado do Paraná já ocupa uma área de cerca de 4 mil hectares, onde são cultivadas principalmente variedades dos grupos da nanica e da maçã. Em março do próximo ano a Embrapa vai realizar o lançamento nacional dessa
cultivar. Os laboratórios credenciados, pois está protegida atér 2022, irão disponibilizar 600 mil mudas na época do lançamento. No início de 2010 teremos frutas no mercado, informa a Embrapa.
Serviço:
Data: 20 de novembro
Horário: a partir das 8h
Local: Cine Teatro São Carlos, localizado na rua São Paulo, em Andirá-PR.
Lebna Landgraf
Embrapa Soja
(43) 3371-/6061 / www.cnpso.embrapa.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura