Soluções para doenças e pragas relevantes da cultura marcam a presença da Albaugh Brasil na Expocafé
Companhia conta com uma divisão regional exclusiva para atender a demandas do cafeicultor
A IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, recentemente lançou o projeto Sensei Feijão, que reúne consultores especializados para atender agricultores em relação às melhores práticas no manejo da cultura. Diante dessa iniciativa, foi lançado o Desafio da Produtividade, em que agricultores selecionados em diferentes regiões do país foram acompanhados e assistidos por esses consultores, que indicaram as melhores tecnologias que pudessem contribuir com o controle dos principais detratores da lavoura e, consequentemente, aumentar a produtividade. No final da safra de 21/22, os produtores foram auditados a fim de calcular a real produção da lavoura e os resultados foram excelentes.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para o feijão é previsto um total de 3,1 milhões de toneladas para safra 21/22, 8,4% superior à safra anterior. A primeira safra da leguminosa está com a colheita encerrada, a segunda está se encaminhando para as fases mais agudas, e a terceira está em andamento. Independente do processo estar em curso, os números são promissores mesmo com uma redução de 10% da área plantada, conforme os dados da Conab. Há um aumento de produtividade e isso está diretamente ligado ao clima e a adoção de tecnologia, como os defensivos agrícolas, que protegem o potencial produtivo, combatendo pragas e plantas daninhas e doenças.
O desempenho que a IHARA realiza por meio de suas iniciativas tem impacto direto no resultado da safra, é o que explica o Gerente de Marketing Regional da IHARA, Marco Antônio. “Geralmente, a média da produção de feijão fica em torno de 40 a 42 sacas. Nas áreas assistidas e auditadas pelo projeto a produção média ficou em torno de 67 sacas e, em algumas regiões, chegou até 86,26 sacas/ha. Esses resultados estão completamente relacionados com as tecnologias utilizadas. Com certeza sabemos que o fator clima tem influência, mas quando o clima é igual para todos a tecnologia empregada faz um grande diferencial no campo”, afirma.
O Projeto Sensei Feijão reuniu, até o momento, 42 consultores, que estiveram em cerca de 20% de toda área produtora de feijão no Brasil. Com o Desafio da Produtividade, foi possível auditar o desempenho de 17 agricultores cadastrados na ação, todos acompanhados pelos consultores em campo.
Participaram do Desafio agricultores que utilizam as seguintes tecnologias IHARA: CERTEZA N, FUSÃO, CERCONIL, BOLD e MAXSAN e estão localizados nas cidades de Itaí (SP), Unaí (MG), Primavera do Leste (MT), Pardinho (SP), Ipameri (GO), Paracatu (MG), Formosa (GO), Campo Alegre de Goiás (GO), Águas Frias (SC), Catalão (GO), Cristalina (GO), Itapeva (SP).
Confira abaixo a lista dos consultores e agricultores que participaram do Desafio da Produtividade:
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura