Defesa agropecuária: projeto busca aperfeiçoamento da área

14.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Um dos pontos fortes da defesa agropecuária brasileira é sua visão sistêmica, ou seja, o entendimento de que as ações devem ir desde a escolha dos insumos até a garantia da qualidade dos produtos de origem animal e vegetal, sejam eles destinados para o mercado interno ou externo.

Imbuído dessa visão de processo, o Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária tem por objetivo propor melhorias através do incentivo à inovação tecnológica, da promoção da capacitação e da indução de redes sociais. As ações estão ligadas ao desenvolvimento de projetos de Mestrado Profissional focados em sistemas produtivos e realidades regionais; ao mapeamento de tecnologias e competências que possam ser utilizadas no aprimoramento da defesa agropecuária e ao levantamento de visão e demandas do setor privado e de órgãos do Governo.

Segundo o coordenador do Projeto, professor Evaldo Vilela, a iniciativa surgiu da necessidade de levar o assunto ‘defesa agropecuária’ para dentro das universidades. “O agronegócio do Brasil é potente, mas para se manter assim, precisa de uma defesa agropecuária forte. Fortalecer a área para uma atuação mais eficiente exige a formação de profissionais mais capacitados”. Vilela assegura que esta foi a motivação básica do Projeto, mas outras vieram em conseqüência: “conhecer quais as tecnologias disponíveis no Brasil com aplicação na defesa; entender o que pensa o usuário da defesa e as demandas dos empresários do setor; e as melhorias necessárias fizeram com que Projeto crescesse e ficasse ainda mais interessante e completo”.

Os resultados serão apresentados durante a II Conferência Nacional para Defesa Agropecuária, que será realizada de 26 a 29 de maio de 2010, em Belo Horizonte.

RIT DA

A Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (RIT DA) é a rede social criada pelo Projeto e está no ar desde abril de 2009, funcionando como uma ferramenta de integração. Com aproximadamente 1.200 membros, a RIT DA vem reunindo pesquisadores, docentes, empresários, produtores, fiscais agropecuários e demais interessados na área, que compartilham conhecimento e interagem.

Na RIT DA, o usuário pode fazer comentários, disponibilizar vídeos, imagens, eventos e outros arquivos, sendo que todo esse conteúdo é passível de ser comentando por outros membros. Também fica atualizado sobre as questões que estão em pauta na defesa agropecuária, através das postagens dos outros membros. E, ainda, pode criar e participar de grupos de interesse. Acesse

Natália Nogueira

Assessoria de Comunicação

Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária

(31) 3235 3497

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro