De Sangosse Brasil lança potencializador de fungicidas

Produto possui efeito tixotrópico, ou seja, com capacidade de alterar dinamicamente a fluidez e viscosidade da calda de pulverização para melhores ganhos

20.06.2023 | 14:06 (UTC -3)
Dayane Pozzer, edição Cultivar

A De Sangosse Brasil está lançando o potencializador de fungicidas tixotrópico, LE 846, indicado para todas as culturas. O produto, com tecnologia patenteada pela empresa, atua efetivamente com melhorias dos principais parâmetros envolvidos na qualidade da pulverização de pesticidas nas lavouras. “A composição do LE 846 incorpora agentes tixotrópicos que alteram a fluidez e viscosidade da calda de pulverização durante diferentes momentos da aplicação, incrementando a deposição, cobertura, retenção, penetração e potencializando a eficiência do fungicida”, explica Flávio Matarazzo Junior, engenheiro agrônomo e diretor de desenvolvimento da De Sangosse.

Flávio Matarazzo Junior, diretor de desenvolvimento da De Sangosse Brasil
Flávio Matarazzo Junior, diretor de desenvolvimento da De Sangosse Brasil

Tecnicamente, a Tixotropia é um fenômeno que altera momentaneamente a viscosidade e fluidez de certas misturas quando são agitadas ou submetidas a alguma força. Esta propriedade permite alterar a plasticidade e a dinâmica dos fluidos temporariamente. Os agentes tixotrópicos presentes na formulação do LE 846 estruturam a mistura no tanque, mas quando se aplica força, no caso bombeamento e pulverização durante o processo de aplicação, a calda se torna bem mais fluida e é facilmente vertida pelos bicos.

Após a passagem pelas pontas de pulverização, este fenômeno de maior fluidez se reverte, tornando as gotas mais viscosas outra vez, o que resulta em uma eficiência muito superior na deposição, cobertura e retenção dos ativos aplicados nas plantas. “O potencializador LE 846 é indicado para todas as culturas agrícolas, a dose é de 1 litro do produto para cada 100 litros de água e pode ser usado com todos os fungicidas”, completa o diretor.

Ensaios em soja

Ensaios de eficiência do LE 846 realizados na região Centro-Oeste, na safra 2022/23 na cultura da soja, resultaram em aumento de produtividade de até oito sacas por hectare, com incrementos de eficiência de controle e menor índice de desfolha, comparado ao manejo padrão.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro