Curso sobre cultura do mamoeiro atrai produtores e técnicos de MG

14.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

O manejo sustentável da cultura do mamoeiro é o tema do curso que a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical realiza nesta quinta-feira (15/10), em Mocambinho/MG.

Coordenado pelo pesquisador Jailson Lopes Cruz, líder do projeto de Produção Integrada de Mamão na Bahia, o curso é destinado a 15 produtores e técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater – MG).

O evento tem o objetivo de despertar o interesse dos agricultores para a Produção Integrada de Mamão, sistema que assegura qualidade e produtividade à cultura, utilizando princípios baseados na sustentabilidade, aplicação de recursos naturais e substituição de insumos poluentes.

A programação do curso inclui palestras sobre os princípios da Produção Integrada de Mamão (Jailson Lopes Cruz) e o manejo integrado da planta (João Roberto Pereira de Oliveira), além de uma aula prática sobre o cultivo do mamoeiro (com os dois instrutores).

Certificação

Todo o processo de Produção Integrada tem como foco minimizar perigos que ameacem o meio ambiente e a segurança alimentar. As áreas de produção são certificadas por empresas que realizam auditorias nas propriedades que aderem ao sistema e o selo tem a chancela do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “Com a certificação, os consumidores brasileiros podem ter acesso a frutos de qualidade, com níveis de resíduos bem abaixo dos limites máximos permitidos pelas legislações brasileira e europeia”, explica Jailson Cruz.

No Espírito Santo, programa semelhante é coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Léa Cunha

Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

(75) 3312-8076 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025