Newsletter do Grupo Cultivar está de cara nova
No segundo dia do Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças, que está sendo realizado de 20 a 24 de agosto, na Embrapa Instrumentação (São Carlos - SP) será apresentado um protótipo denominado Fruta Eletrônica, que oferece inúmeras vantagens com destaque, principalmente, para a precisão e a rapidez de obtenção dos resultados.
O protótipo é uma esfera de plástico rígido, que contém um sensor de impacto e um microprocessador, que registra o momento de ocorrência, a intensidade e a duração dos impactos durante todo o percurso na linha de beneficiamento e classificação do produto. Essa esfera é descrita por sua amplitude de uso, ou seja, mensura baixos e altos impactos, de baixo custo e pode ser aplicável tanto na colheita como no transporte, beneficiamento e recebimento pelo consumidor. Será demonstrada também nesta aula prática um módulo pequeno de beneficiamento de laranja.
A demonstração da Fruta Eletrônica será às 14 horas, desta terça-feir, no Departamento de Engenharia Mecânica (Nepas) do campus da USP, depois da aula teórica sobre os impactos e danos físicos durante beneficiamento, que será realizada no período da manhã na Embrapa Instrumentação. Para o pesquisador Marcos David Ferreira, organizador do curso, as palestras teóricas e práticas têm como objetivo promover mais integração e dinamismo aos participantes. “A ideia é mostrar como a aplicação de técnicas pode melhorar a conservação pós-colheita do produto e com isso minimizar impactos sofridos pelos frutos”, afirma.
Ferreira explica que os danos físicos ocorrem desde a colheita até a chegada do produto ao consumidor. No beneficiamento os pontos críticos dependem da fruta/hortaliça beneficiada, tipo de linha de beneficiamento, mas, em geral, os pontos mais críticos são no recebimento, seleção e embalagem. “As soluções técnicas para isto são inúmeras, em geral de baixo custo, pois interferem no funcionamento do equipamento, utilizando protetores nos pontos de transferência”, afirma o pesquisador, lembrando que várias soluções e alternativas serão apresentadas no curso.
O II Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças, promovido pela Embrapa Instrumentação, tem como proposta capacitar produtores, atacadistas, varejistas, técnicos e especialistas na cadeia produtiva para a aplicação de tecnologias que minimizem perdas e ampliem melhorias no setor.
Até o final do evento – dia 24 - serão apresentados 23 temas aos participantes, vindos de seis estados brasileiro, que serão contemplados com atividades teóricas e práticas, além de excursões técnicas a duas unidades de beneficiamento do estado de São Paulo.
Divulgação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura