Tocantins colhe 9,1 milhões de toneladas de grãos em 2024/25
O volume estabelece um novo recorde na série histórica do Estado; soja milho e arroz são destaques
De 10 a 14 de novembro de 2025, Lavras (MG) será palco da 23ª edição do Curso Teórico-Prático de Capacitação de Analista de Sementes, promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Considerado referência nacional, o curso está com as inscrições abertas e é voltado para profissionais que desejam dominar as técnicas de avaliação de qualidade de sementes conforme as Regras de Análises de Sementes (RAS), recentemente atualizadas.
A programação prevê cinco dias de atividades presenciais, com aulas teóricas e práticas no moderno Laboratório de Análises de Sementes da UFLA. Ao final, os participantes recebem certificação conjunta Abrates/UFLA, reconhecida pelo mercado.
A coordenadora do curso, professora doutora Raquel Maria de Oliveira Pires, da área de Tecnologia e Controle de Qualidade de Sementes, destacou que a capacitação é essencial para quem atua na área de sementes. “O curso tem o objetivo de disponibilizar ensinamentos básicos relativos à análise de sementes de grandes culturas, seguindo as metodologias descritas nas Regras de Análises de Sementes. Com a atualização das RAS em 2025, é mais importante do que nunca buscar atualização e capacitação”, afirmou.
A coordenadora também ressaltou a qualidade do corpo docente, que inclui profissionais da UFLA, do Ministério da Agricultura e Pecuária e especialistas com ampla experiência no setor. “São pessoas que lidam diariamente com análise de sementes e estão comprometidas em transmitir informações corretas e atualizadas. É um setor extremamente dinâmico, que exige atualização constante para contribuir da melhor forma com o setor sementeiro e com a agricultura como um todo”, explicou Raquel.
Raquel Pires destacou ainda a necessidade de acompanhar a evolução das tecnologias e materiais utilizados na produção de sementes. “A cada safra surgem novos desafios. Precisamos estar preparados para atender esse mercado pulsante, sempre atualizados, garantindo a qualidade da matéria-prima e contribuindo com o setor e com a qualidade da produção agrícola”, reforça.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura