CropLife Brasil lança campanha que promove a sustentabilidade da biotecnologia

Iniciativa alerta sobre a importância do refúgio para se preservar áreas de plantio com tecnologia Bt, assegurando o bom desempenho de sementes resistentes a insetos

30.11.2021 | 06:58 (UTC -3)
Gisele Gomes

A CropLife Brasil, associação que reúne as principais empresas que atuam nos segmentos de sementes, biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos, lançou campanha de marketing que visa à preservação da biotecnologia de resistência a insetos, também conhecida como tecnologia Bt (Bacillus thuringensis).

Com o mote "Diga SIM para o refúgio" , a iniciativa pretende alertar sobre a importância das áreas de refúgio para a preservação dos benefícios das lavouras Bt de milho, soja e algodão e contemplará ações nas mídias sociais proprietárias da associação, rádios e peças publicitárias veiculadas nacionalmente.

"Embora a implementação das áreas de refúgio seja uma recomendação para todos os produtores rurais que fazem uso de sementes com tecnologia Bt, muitos acabam não adotando a prática. No entanto, em médio e/ou longo prazos, a tecnologia vai perdendo a eficácia, deixando as lavouras suscetíveis a insetos resistentes. A nossa campanha visa sensibilizar o agricultor sobre a importância do plantio das áreas de refúgio para a manutenção da competitividade e sustentabilidade do seu negócio", explica Othon Abrahão, diretor da Câmara de Biotecnologia da CropLife Brasil.

Biotecnologia agrícola

A biotecnologia agrícola representa um dos principais avanços do setor nas últimas décadas e a tecnologia Bt é uma valiosa ferramenta para o produtor rural no controle de pragas.

No Brasil, a introdução dessa tecnologia ocorreu em 2005, com a aprovação e lançamento de uma variedade de algodão Bt. O milho Bt foi aprovado em 2007, a soja em 2010 e, desde 2017, a cana-de-açúcar também pode contar com essa ferramenta. Desde a sua introdução no mercado, a tecnologia Bt passou a ser rapidamente empregada no campo, tornando-se uma das alternativas mais importantes para o manejo integrado de pragas.

Benefícios da tecnologia Bt

As sementes Bt tiveram rápida adesão no País devido aos seus benefícios - além de reduzir as perdas com ataques de insetos, a tecnologia também diminui o número de pulverizações com inseticidas - e hoje é utilizada em todas as regiões produtoras.

A manutenção do desempenho esperado, entretanto, está vinculada à adoção do refúgio. Essa estratégia, junto de outras boas práticas de cultivo, é fundamental para proteger a produtividade da agricultura brasileira.

Preservação da biotecnologia e do desempenho de sementes Bt

As culturas Bt exigem um manejo específico para a sustentabilidade da tecnologia. Sem a adoção de práticas para retardar a evolução da resistência nas populações de pragas, sua eficácia pode ficar comprometida pela seleção de insetos resistentes ao Bt.

A pressão de seleção exercida pela tecnologia em extensas áreas e por várias safras faz com que os indivíduos, que são naturalmente resistentes e raros, sobrevivam e se tornem maioria na população após algumas gerações, levando à perda de eficácia da tecnologia. Por essa razão, é fundamental o engajamento de produtores de todo o país na correta utilização da biotecnologia.

Para mais informações, clique aqui

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024