Cresol e Ecoagro assinam convênio para emissão do primeiro Certificado de Recebíveis do Agronegócio para o Cooperativismo Financeiro

Parceria entre Grupo Ecoagro e Bradesco BBI dará às cooperativas mais recursos para associados

17.03.2022 | 13:49 (UTC -3)
Érica Brito
Milton Menten (Diretor Executivo da Ecoagro); e Jonas Alberto Klein (Diretor Executivo da Central Cresol Sicoper)
Milton Menten (Diretor Executivo da Ecoagro); e Jonas Alberto Klein (Diretor Executivo da Central Cresol Sicoper)

A Cresol assinou, no dia 08/03, um convênio para a primeira emissão de Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) para o Cooperativismo Financeiro. O convênio entre a Central Cresol Sicoper e o Grupo Ecoagro foi firmado no estande da Cresol na 22ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). A operação tem como coordenador líder o Bradesco BBI, e a Ecoagro como securitizadora. A parceria vai possibilitar a captação de recursos no mercado que serão disponibilizados ao quadro de associados das cooperativas do estado.

Para o diretor executivo da Central Cresol Sicoper, Jonas Alberto Klein, neste momento em que há escassez de recursos para o crédito rural no país, o CRA se torna mais uma importante alternativa para atender os cooperados.

“É um momento histórico para a Cresol e para o sistema cooperativo financeiro do país. Poderemos atender os agricultores que desejam fazer seu pré-custeio ou custeio pecuário e, o melhor: há a alternativa de aplicação livre que pode atender o agricultor em qualquer demanda que ele tiver”, sinaliza Klein.

O presidente da Cresol Confederação, Cledir Assisio Magri, destaca que essa é a primeira operação no Sistema Cresol, através da Central Sicoper. A expectativa é que as demais centrais iniciem as tratativas.

“O principal objetivo é ampliarmos a capacidade de captação de recursos no mercado para atender o nosso quadro social. Hoje temos uma boa capacidade de captação de recursos, além de parceiros como BNDES, BRDE e bancos privados, mas percebemos que a demanda é muito maior. Por isso é preciso buscar novas fontes, e essa operação do CRA vem ao encontro dessa expectativa dentro do nosso planejamento, da nossa estratégia”, comenta.

“Essa diversificação da fonte de recursos permite que a Cresol consiga garantir o atendimento das demandas, das necessidades dos nossos cooperados lá na ponta”, frisa o presidente.

Nesta primeira fase do convênio, que tem prazo de 6 anos, serão mais de R$ 60 milhões disponibilizados através da emissão de títulos de renda fixa, lastreados pelas operações de crédito agrícolas. A operação servirá de funding para aplicação de recursos nas mais diversas linhas, nas quais se destacam: custeio de atividades agrícolas, capital de giro, aquisição de bens e energias renováveis.

Na busca para diversificar suas fontes de funding, a Cresol une-se à Ecoagro, securitizadora com vasta experiência no mercado, principalmente na emissão de CRAs com cooperativas de produção. Para Milton Menten, Diretor Executivo da Ecoagro, esta é uma operação que inaugura uma nova fase para o agronegócio brasileiro:

“Foi uma honra participar, junto à Cresol, do primeiro CRA emitido para uma cooperativa de crédito. A estreia da Cresol no Mercado de CRA contribui com o fortalecimento do sistema cooperativo e reforça a missão da Ecoagro em ser o elo entre a cadeia produtiva do Agronegócio e o Mercado de Capitais”, ressalta.

Marina Rodrigues, responsável pela área de Renda Fixa Local do Bradesco BBI, ressalta a importância histórica da operação. “É motivo de orgulho para o Bradesco BBI ter participado como coordenador exclusivo da primeira emissão de CRA de uma cooperativa de crédito no Brasil. A Cresol está iniciando com sucesso um movimento que deverá se tornar referência no mercado e exemplo a ser seguido por outras cooperativas do setor, dado os benefícios que o mercado de capitais traz para o agronegócio,” afirma.

A Agronomey, empresa que presta consultoria a médios e grandes produtores e empresas do Agronegócio, foi responsável por aproximar a Cresol da Ecoagro. “Para Agromoney foi um privilégio participar de um CRA pioneiro para cooperativas de crédito, mas sobretudo pelo propósito que norteou a operação”, diz Antônio da Luz, CEO da Agromoney.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro