Tecnologia da Trimble possibilita produtores a economizarem na pulverização de herbicidas

Solução pode reduzir em até 95% o volume de herbicidas aplicado; dicas simples evitam desperdícios, principalmente em perdas com deriva

16.03.2022 | 17:42 (UTC -3)
Ricardo Maia
“Poder economizar até 95% impacta positivamente na rentabilidade do negócio, trazendo mais economia de tempo e custos, além de elevar os índices de produtividade”, afirma Fernando Compagnon
“Poder economizar até 95% impacta positivamente na rentabilidade do negócio, trazendo mais economia de tempo e custos, além de elevar os índices de produtividade”, afirma Fernando Compagnon

Com a próxima safra chegando, os produtores precisam estar preparados para o controle de ervas daninhas. A adoção dos produtos, que deve sempre ser orientada por um profissional da área agronômica, tem por objetivo garantir o bom desempenho das lavouras. Entre os cuidados da aplicação estão a dosagem ideal do produto, a calibração dos bicos pulverizadores e as condições climáticas, itens que não podem faltar na lista de verificações. Além destes cuidados, o ano de 2022 promete mais gastos com insumos, o que pede a utilização de soluções ainda mais eficientes – de acordo com dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), só o Glifosato, por exemplo, sofreu uma alta de 127% nos nove primeiros meses de 2021.

A utilização de tecnologias pode aumentar a assertividade da operação e auxiliar o produtor a obter mais economia. O uso do WeedSeeker® 2, da Trimble Inc., por exemplo, pode reduzir em até 95% o volume de herbicida aplicado e a tecnologia se paga, em média, de 1 ano devido aos altos custos dos herbicidas, que chegam a representar em torno de 30% dos custos com defensivos. A drástica redução se deve porque, com o sistema, os defensivos são aplicados somente nas plantas indesejadas (plantas alvo), identificadas por meio de sensores. O contrário também pode ocorrer quando a planta alvo passa a ser a cultura, visando a aplicação de produtos específicos, a exemplo de fertilizantes foliares.

O sistema de aplicação seletiva Trimble WeedSeeker® 2 possui luz vermelha e infravermelha que permite o trabalho durante o dia e noite, e com sua ótica avançada e potência de processamento detecta e elimina as ervas daninhas com maior precisão.

“Poder economizar até 95% impacta positivamente na rentabilidade do negócio, trazendo mais economia de tempo e custos, além de elevar os índices de produtividade”, afirma Fernando Compagnon, responsável pela solução na América Latina. Ele completa que, além das questões econômicas, a tecnologia contribui para uma agricultura mais sustentável.

Compagnon explica que quando o sensor passa sobre a planta e a detecta através da luz refletida, o mesmo encaminha um sinal para o respectivo bico de aplicação, garantindo a aplicação apenas sobre o alvo (planta daninha), o que favorece a redução do uso de herbicidas e outros produtos.

Aplicação direcionada

Alguns cuidados relacionados ao tema tecnologia de aplicação são relevantes também quando ela for seletiva. Contudo, é sempre fundamental a consulta de um engenheiro agrônomo. De acordo com o estudo recente da CropLife Brasil – uma associação criada em 2019 que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos – a aplicação deve ser realizada nas horas menos quentes do dia, de preferência, em temperaturas menores do que 30°C, com a umidade relativa do ar acima de 50%. Momentos com menores índices de vento são desejáveis para esse tipo de aplicação.

De acordo com dados da Trimble, é recomendado para a aplicação seletiva um modelo específico de bicos, visando obter gotas mais grossas que possibilitam uma velocidade maior de chegada até a planta para garantir a assertividade e também a taxa alvo pretendida indiferentemente da posição da planta em relação ao sensor.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024