Cresce presença de mulheres no agronegócio

Empresas como a Boa Safra Sementes tem o compromisso de contribuir para o avanço da presença feminina no setor

08.03.2022 | 14:23 (UTC -3)
Karen Villerva

Para avançarmos na igualdade de gênero no trabalho é necessário que essa representatividade seja vista principalmente nas lideranças das empresas. E os dados recentes mostram que ainda falta um longo caminho a percorrer. Segundo pesquisa do IBGE, as mulheres ocupam cerca de 37,4% dos cargos de liderança no Brasil. No agro, a participação feminina na administração das empresas é de 19%.

Mas o setor vem se comprometendo a mudar esse cenário. Um levantamento da Associação Brasileira do Agronegócio mostra que 31% das propriedades rurais brasileiras estão sob responsabilidade de mulheres - e muitas delas já nasceram lideradas por elas. É o caso da Boa Safra Sementes, que tem Camila Colpo (foto abaixo) como co-fundadora e Presidente do Conselho da empresa. “Esse debate vem avançando em todas as áreas e no agro não poderia ser diferente. Um setor tão importante para o Brasil precisa da nossa presença nas posições de comando para alavancar a entrada de mais mulheres nesse mercado”, afirma Camila.

Agrônoma de formação e com mais de 10 anos de experiência no segmento rural, Camila é hoje uma das mais jovens mulheres a ocupar a presidência de conselho de uma empresa listada na Bolsa de Valores. É um exemplo de liderança para as 91 mulheres que trabalham na Boa Safra hoje – o número saltou de 30 para os atuais 90 nos últimos anos. Esse aumento foi verificado em todo setor: um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) mostrou que a participação feminina no campo aumentou 13,29% na comparação do 3º trimestre de 2021 ao de 2020. Entre os principais desafios das mulheres no setor, mudar a percepção de que o agro é um espaço masculino é prioridade. “Temos excelentes profissionais formadas atuando em todas as áreas do agronegócio. Quanto mais espaços ocuparmos, mas essa ideia ficará no passado”, conclui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024