Copa Orgânica e Sustentável avança mais uma etapa e ganha associação

09.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação Social

O lançamento da Campanha Copa Orgânica e Sustentável está previsto para novembro de 2012. Mas nesta semana, a campanha atinge uma etapa importante, chegando aos ajustes finais para o lançamento. Na sexta-feira, 10, os envolvidos na elaboração da campanha se reúnem, em São Paulo, para criar a associação nacional com o intuito de implementar um plano de trabalho e organizar o evento.

Juntos, representantes da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), portal Planeta Orgânico, empresas do setor de orgânicos, restaurantes e certificadoras de orgânicos e agricultores familiares vão validar o estatuto da associação – elaborado pelos envolvidos na campanha e submetido à análise jurídica – e criar uma diretoria, que dever ser formada por agricultores familiares, setor empresarial e sociedade civil.

A associação será a gestora da campanha, que tem como objetivos ampliar a produção e o consumo consciente dos produtos com os selos da agricultura familiar e do comércio justo e solidário, com indicação geográfica e selo de orgânicos. A campanha pretende levar esses produtos para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A ideia é que alimentos, bebidas, cosméticos e artesanatos sejam vendidos em hotéis, pousadas, bares, restaurantes, supermercados e outros espaços comerciais localizados nas cidades brasileiras onde acontecerão os jogos.

"A criação da associação significa a formalização da campanha. Vamos ter um setor engajado, uma pessoa jurídica que vai liderar e se responsabilizar pela campanha, assumir custos, montar uma equipe oficial, gerar um site, buscar apoio e patrocínio no governo e no setor privado para a campanha, além de fazer o planejamento estratégico", explica Arnoldo de Campos, diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA.

A associação será composta por integrantes do setor de diferentes áreas: produção, beneficiamento e comercialização. "Agora entramos na reta final. Por enquanto o governo está provocando, indo aos estados. A partir dessa nova etapa, a sociedade e o setor privado em torno do tema agricultura familiar, agricultura orgânica e produção sustentável, vão se reunir para dar andamento ao trabalho", diz Campos. O passo seguinte será levar a campanha para o Grupo de Trabalho Interministerial de gestão da Copa e pedir o apoio formal do governo.

sexta-feira, 10 de agosto

Hotel Meliá Tryp Jesuíno Arruda – São Paulo/SP

14h

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