Ibiapaba Netto assume a presidência da Câmara Setorial da Citricultura
A câmara da citricultura é um fórum consultivo do Ministério da Agricultura que reúne representantes de todos os elos da cadeia produtiva brasileira
Foi dada a largada para a colheita do arroz na safra 2023/2024, e Santa Catarina é o segundo maior produtor da cultura do Brasil. Na última safra, o Estado atingiu uma produção de 8.603 kg por hectare, alcançando um novo recorde de produção e produtividade. Auxiliando para impulsionar ainda mais o trabalho dos agricultores, a Cooperja conquistou a certificação do Selo de Conformidade Cidasc (SCC), que garante para o consumidor final que as suas sementes de arroz são produzidas seguindo padrões de higiene e qualidade e que é seguro para o consumo.
Para a safra atual, as perspectivas apontam para uma produção de 1.183.300 toneladas do grão, que representa uma média de 8.105 kg por hectare. De acordo com o presidente da Cooperativa, Vanir Zanatta, a safra iniciou com grande expectativa, principalmente por conta do desenvolvimento das lavouras em clima adverso, com extremos de chuva, frio e calor.
“Porém, na região sul de Santa Catarina, onde se concentra 60% do plantio do cereal, as lavouras estão bonitas. No início veio um produto mais fraco, agora já melhorou e seguimos recebendo. Quanto ao Selo Cidasc, já vínhamos trabalhando com regras e testes diários na industrialização, para carregar aos clientes um produto testado e aprovado. Agora, com a participação dos profissionais da Cidasc, que revisaram e ajustaram nossos processos, estamos ainda mais seguros de nosso produto final”, conclui.
O SCC é uma certificação baseada em processos. Primeiramente, a empresa deve implementar um Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos (SGSA) e passar por uma auditoria. Quando aprovada, recebe o selo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura