Cooperação entre Mapa e CNA pretende acelerar soluções para o agronegócio

08.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, assinou, quarta-feira (07/10), acordo de cooperação com a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para tornar ágil o desenvolvimento de programas e soluções para o agronegócio brasileiro.

A Plataforma de Governança Aplicada à Agricultura e Pecuária vai promover a melhoria de sistemas de controle e monitoramento vinculados ao setor, por meio de tecnologia específica.

Um exemplo é a operacionalização de uma base de dados para o Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). “Essa parceria público-privada é de extrema importância e vai acelerar os trabalhos nas áreas de inspeção e rastreabilidade, com o desenvolvimento de softwares”, comentou Stephanes.

Há um ano, esse projeto vem sendo discutido entre o Mapa e a CNA. Um dos objetivos é dar garantias aos mercados importadores dos produtos agrícolas brasileiros sobre o controle da situação sanitária no País e o comprometimento dos produtores rurais no aperfeiçoamento dos sistemas de controle. “É importante mostrar ao mundo que estamos integrados”, opinou a presidente da confederação, Kátia Abreu.

O plano de trabalho que vai promover essa cooperação já está em estudo e deve ser assinado em breve entre o ministério e a confederação.

Eline Santos

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025