Congresso Brasileiro do Algodão acontece de 19 a 22 de setembro em São Paulo

19.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Edna Santos

O algodão vem se estabelecendo, na última década, como uma das culturas mais fortes e com maior potencial de crescimento dentro da agroindústria brasileira. E as altas recordes do preço dessa commodity no mercado internacional são um atrativo a mais para o 8º Congresso Brasileiro de Algodão (CBA) & Cotton Expo 2011, que acontece de 19 a 22 de setembro, na cidade de São Paulo. O evento é uma promoção da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e Associação Paulista dos Produtores de Algodão (APPA), com apoio científico da Embrapa Algodão e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Com o tema “Evolução da cadeia para construção de um setor forte”, o congresso pretende reunir cerca de quatro mil participantes entre produtores, pesquisadores e demais profissionais envolvidos com a cadeia produtiva do algodão no Brasil. Durante os quatro dias de evento serão abordados diversos temas relacionados a tecnologias, produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento do setor.

A programação contará com minicursos, mesas redondas, salas especiais, conferências e as Sessões de Pôsteres, com a exposição de trabalhos científicos selecionados pela Comissão Científica do evento, formada por pesquisadores da Embrapa Algodão e do IAC.

Na tarde do dia 19, serão realizados três minicursos com os temas: Algodão adensado; Integração lavoura pecuária; e Gestão do agronegócio. A partir das 17 horas acontece o fórum Perspectivas da indústria têxtil brasileira. A solenidade de abertura será a partir das 19h30.

Temas como algodão adensado, novos problemas de pragas e doenças, algodão na agricultura familiar, sustentabilidade, colheita e beneficiamento estão previstos para a programação do dia 20. Também haverá a abertura da Sessão de Pôsteres, coordenada pela Embrapa Algodão, e o lançamento da 2ª edição do livro “Algodão no Cerrado”, editado por Eleusio Curvelo Freire, ex-pesquisador da Embrapa Algodão.

No dia 21, serão abordados temas como transgenia, agricultura de precisão, adubação, pegajosidade no algodão, resistência a doenças e colheita do algodão adensado e tradicional, comunicação no agronegócio, os problemas e resultados das safras 2010 e 2011.

O destaque do dia 22 será a conferência sobre o tema do evento “Evolução da cadeia para construção de um setor forte”. Ainda estão programadas discussões sobre algodões especiais, além de diversas reuniões de entidades do setor algodoeiro.

Em paralelo ao congresso a Cotton Expo 2011 apresentará produtos, serviços e novas tecnologias para o setor, reunindo fabricantes de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, veículos de movimentação e carga, fornecedores de semente, fertilizantes e serviços, entre outros.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025