Congresso Andav propõe avaliação sobre os impactos da reforma tributária no agronegócio

Com o tema central "Agroeconomia brasileira: um olhar para o futuro", a Plenária do Congresso tem por objetivo debater os principais temas do setor

24.07.2023 | 13:50 (UTC -3)
Enio Campoi

A reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados prevê uma mudança no modelo de tributação do país, com o objetivo de simplificar o sistema. A proposta é criar dois Impostos sobre Valor Agregado (IVA): o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unificará o ICMS dos Estados e o ISS dos municípios; e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que reunirá PIS, Cofins e IPI, tributos federais.

Para debater os efeitos desse modelo de tributação no agronegócio brasileiro, o Congresso Andav 2023, uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizado pela Zest Eventos, reunirá especialistas no painel O Impacto da Reforma Tributária, no segundo dia da Plenária, 9 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Eliane Kay, diretora Executiva do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (SINDIVEG), Fernando Zupirolli, presidente da Câmara Legislativa da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e diretor de Tributos da Seara Alimentos; Lucas Ribeiro, tributarista e CEO da ROIT; Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agro (IPA); e Renato Conchon, coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), trarão sua visão sobre as implicações da reforma tributária no agro, quais os efeitos nos preços dos alimentos e a importância da participação da cadeia do agro na construção dessa lei. O painel será moderado por Ralph Melles Sticca, professor da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" e advogado especialista em agronegócio e tributos da Passos e Sticca Advogados.

A Plenária do Congresso Andav 2023 contará com uma programação para vai debater o tema central Agroeconomia brasileira: um olhar para o futuro. Serão cerca de quinze eventos de conteúdo, entre painéis, palestras, fórum e talk show, que contarão com a participação de mais de 40 especialistas dos setores do agro, economia, finanças, direito, marketing e comunicação, entre autoridades governamentais, CEOs, proprietários e diretores de empresas, presidentes e representantes de entidades setoriais, professores e doutores da academia, economistas, advogados, jornalistas e produtores rurais.

O principal encontro da distribuição de insumos agropecuários está marcado entre os dias 8 e 10 de agosto de 2023 e reunirá mais de 160 marcas, que apresentarão as tendências desse mercado e os principais lançamentos, produtos e tecnologias para atender as demandas por produtividade e eficiência nas propriedades rurais brasileiras, visando uma produção sustentável e de qualidade. A expectativa é receber ao menos 10 mil profissionais, entre palestrantes, expositores, congressistas e visitantes.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro