Cirurgia de Mendes Ribeiro transcorre bem, diz hospital
A Arysta LifeScience, em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), levará o Programa Aplique Bem para agricultores, técnicos e produtores da cidade de Condor, no Rio Grande do Sul. Os participantes puderam aprender sobre a correta utilização de defensivos agrícolas, iniciativa que proporciona proteção ambiental e humana, e, além disso, contribui para a redução de custo de produção. A ação aconteceu no dia 15 de outubro, na sede de uma propriedade rural, produtora de sementes.
Durante o treinamento, os participantes também tiveram a oportunidade de prestigiar a palestra “Alternativas de diversificação no manejo secundário do sistema plantio direto”, do engenheiro agrônomo do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Ademir Calegari. “Estou muito feliz com o convite, é a primeira vez que participo do Programa e o conteúdo foi escolhido especialmente para essa região”.
Além disso, os agricultores foram a campo e tiveram acesso a informações sobre o uso adequado e seguro de defensivos agrícolas; a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a regulagem dos pulverizadores, reduzindo os riscos de impacto ambiental e à saúde humana.
De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) 56% das propriedades rurais do país, um total de 1,4 milhão, utilizam defensivos de forma inadequada, por isso os treinamentos pretendem atender e orientar essa demanda. A partir do Programa, estima-se que o treinamento correto desses trabalhadores represente uma redução de 90% nos riscos de contaminação e prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana, além de colaborar economicamente com o produtor.
A iniciativa começou com produtores de hortifruti no interior de São Paulo, mas hoje o Aplique Bem atende todo o Brasil e atua em diferentes culturas, tornado-se um importante projeto para educação de produtores rurais. O programa percorre a estrada há quase quatro anos e já ultrapassou a marca de 800 propriedades visitadas, treinando mais de 20 mil produtores em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Com uma ampla política de responsabilidade social e ambiental, a Arysta LifeScience possui programas que envolvem desde a educação na sala de aula até a orientação no campo. Ambos visando conscientizar os produtores rurais sobre os benefícios da utilização correta e racional dos defensivos agrícolas. Mais de R$ 2,5 milhões foram investidos em projetos de sustentabilidade. A empresa dá atenção ainda à capacitação profissional, para oferecer ao produtor um treinamento completo e de qualidade e ainda levar alimentos seguros ao consumidor.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura