Ministério da Agricultura destaca tecnologia da Epamig para gestão sustentável de propriedades rurais
Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas (ISA) ajuda produtores a identificar soluções e estratégias diante de mudanças climáticas
Na próxima quarta-feira (17/11), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará leilões públicos para a aquisição de cerca de 42,9 mil toneladas de milho. A compra do produto tem como objetivo abastecer o Milho Balcão. Além do cereal, a Companhia prevê a aquisição de 940,2 mil unidades de sacaria de polipropileno.
A partir dos leilões serão destinadas 26.480 toneladas de milho aos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. Outras 16.400 toneladas do grãos deverão ser entregues em municípios localizados nos estados de Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As operações terão início após a compra de sacaria de polipropileno e ocorrerão via Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe).
Podem participar dos leilões os produtores rurais, cooperativas e comerciantes cadastrados perante a Bolsa de Mercadorias por meio da qual pretendam realizar a operação, e registrados, na data da realização do leilão, no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais da Conab (Sican), além de estarem em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e demais exigências dos editais.
O reforço nos estoques públicos de milho vendido pela Conab vai auxiliar pequenos criadores de animais em todo o país, sobretudo aqueles situados em locais mais distantes dos grandes centros e das zonas de maior produção, e que utilizam o produto para a alimentação dos seus plantéis.
Estas operações de abastecimento do Milho Balcão estão inseridas no âmbito da Medida Provisória nº 1.064/2021, assinada pelo presidente da República, que autorizou a compra de até 200 mil toneladas anuais de milho para o programa. Também estão de acordo com a Portaria Interministerial Mapa/ME n° 20/2021.
O primeiro leilão, a ser realizado no dia 16/11, prevê a aquisição de 940,2 mil sacarias. A operação terá início às 9h e também ocorre via Siscoe. Cada unidade do produto a ser adquirido deverá ter o peso mínimo de 100g, com dimensão de 100cm x 60cm e capacidade para acondicionar 60kg de grãos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas (ISA) ajuda produtores a identificar soluções e estratégias diante de mudanças climáticas