Como minimizar as perdas por Mofo Branco

15.04.2014 | 20:59 (UTC -3)

Na década de 70, apareceram as primeiras ocorrências de Mofo Branco na cultura do feijão no Brasil, mais especificamente no estado do Paraná. Décadas depois, o Mofo Branco estabeleceu-se também na cultura da soja e espalhou-se para todas as partes do país. Hoje, é uma das principais doenças nessas culturas pela sua dificuldade de controle.

O Mofo Branco é uma doença que se adapta a condições de temperaturas moderadas (15-25oC) com alta umidade, portanto, é mais fácil de ocorrer em regiões de altitude elevada. Estudos já identificaram que existe uma ampla gama de hospedeiros desta doença (cerca de 400).

Este é o tema do Momento Phytus publicado nesta semana no Clube Phytus. O apresentador, o pesquisador Eng. Agr. Me. Nédio Tormen fala do ciclo de vida e manejo desta doença.

No vídeo, que pode ser assistido no link

, o Tormen enfatiza, entre outros aspectos, as condições que podem potencializar o aparecimento do Mofo Branco e também sobre a sintomatologia e importância do manejo integrado para o controle da doença.

Acesse as redes sociais do Instituto Phytus por meio do @iphytus no Twitter e do facebook.com/iphytus e fique por dentro das novidades em pesquisa, ensino e comunicação.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro