Como aumentar a produtividade do cultivo da soja foi tema da palestra do CESB no V Fórum Abisolo

23.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Na palestra “Ultrapassando as Barreiras da Produtividade da Soja e da Cana com o uso da Nutrição Vegetal”, que abriu hoje (22/08) a programação do V Fórum Abisolo, que se realiza em Ribeirão Preto até amanha (22/08), o engenheiro agrônomo, Orlando Carlos Martins, Presidente e Consultor do CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil), abordou como criar novos patamares de produtividade na cultura da soja no País.

Nesse sentido, o palestrante levantou uma importante questão que é o principal objetivo de atuação do CESB, ou seja, “o que é necessário ser feito para aumentar a produtividade média da soja do Brasil das atuais 47sc/ha para 67 sc/ha, aumentando o lucro líquido em 15 sc/ha”?

Segundo Martins, é preciso uma análise conjunta das produtividades da soja em função das doses de Nitrogênio e outros componentes aplicadas. O grande desafio nacional da máxima produtividade é ultrapassar 100 sc/ha, o que já foi obtido com algumas empresa, fonte de pesquisa e estudo do CESB. Na safra 2012/2013, foram realizadas pesquisas com quase 1.200 empresas e 48,9% delas conseguiram atingir o resultado proposto (100 sc/ha).

“O CESB busca o conhecimento e a experiência adquirida ao longo dos anos dos agricultores, consultores, pesquisadores, entidades de pesquisa e das empresas privadas envolvidas com a cultura de soja, para juntos criar novos modelos de produção, que permitam atingir maior produtividade de soja (sc/ha), em nível comercial”, afirma.

Para tanto, destacou ainda que é necessário fazer uso da pesquisa para aumento da produtividade, com experimentação e modelagem adequadas. Procurar aumentar a absorção ou fixação de nitrogênio pela planta. Estabelecer um novo equilíbrio hormonal e desempenho fisiológico que facilite a obtenção de altas produtividades (maior crescimento inicial, maior longevidade das folhas etc). E o estabelecimento de novos níveis de nutrientes no solo e na folha, para atender o novo patamar de produtividade que se pretende obter.

Em relação ao cultivo de cana de açúcar, o palestrante citou o projeto “Cana no Cerrado” – criação de tecnologia que tem por objetivo a obtenção de 110 ton/ha em solos arenosos de cerrado sob pastagem degradada, importante setor que o CESB vem também incorporando ao seu trabalho.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025