Comercialização da safra de soja 2011/12 atinge 92%

03.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fabrizio Gueratto

Os produtores brasileiros de soja negociaram 92% da safra 2011/12, segundo levantamento divulgado por SAFRAS & Mercado, com base em dados recolhidos até 29 de junho. Em igual período do ano passado, a comercialização envolvia 71% e a média para o período é de 73%. No levantamento anterior, divulgado em 1 de junho, o número era de 86%. Levando-se em conta uma safra estimada em 66,331 milhões de toneladas, o volume de soja já comprometido chega a 60,9 milhões de toneladas.

"No mesmo padrão do que o observado no relatório anterior, que tinha dados até 1º de junho, voltamos a ter firme andamento no fluxo dos negócios por parte dos produtores. Mas diferentemente dos relatórios anteriores, onde os levantamentos incorporaram revisões para baixo no tamanho da safra, desta vez a motivação das vendas ficou concentrada na variável preço, que voltou a bater recordes consecutivos nas últimas semanas", explica o analista sênior de SAFRAS & Mercado, Flávio França Júnior.

Neste caso, ainda refletindo a combinação de cotações valorizadas no mercado de futuros da Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT na sigla em inglês), prêmios de exportação elevados e altas taxas de câmbio. "Mas agora também suportados pela escassez oferta doméstica. Já na ponta compradora, a motivação se manteve em função da combinação de firme demanda interna e externa, e a observação de que a disponibilidade interna de produto deve chegar rapidamente ao final", completou.

As vendas da safra 2012/13 também se mantém aceleradas, refletindo a boa liquidez do mercado comprador, os atrativos preços em reais e a sinalização de mercado invertido trazido pela CBOT. Para uma safra potencial de 79,4 mls de t, SAFRAS avalia que 33% já estejam comprometidos, contra 6% da média normal.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025