Secretário destaca inovações do agro brasileiro em evento sobre cooperação tecnológica com a China
Fernando Camargo destacou os avanços nos últimos 50 anos e os preparativos para acelerar essas transformações no setor nas próximas décadas
As cotações do arroz em casca (Indicador ESALQ/SENAR-RS, 58% grãos inteiros, com pagamento à vista) têm oscilado em um intervalo mais estreito no Rio Grande do Sul, permanecendo na casa dos R$ 77,00/saca de 50 kg em praticamente toda a parcial deste mês – com exceção dos dois primeiros dias úteis de agosto. Assim, entre 10 e 17 de agosto, o Indicador ESALQ/SENAR-RS do arroz permaneceu praticamente estável (+0,1%), a R$ 77,66/sc de 50 kg no dia 17.
De acordo com colaboradores do Cepea, este cenário reflete o baixo interesse de negociação dos agentes e as características mistas dos lotes que têm sido comercializados – vale ressaltar que uma parcela dos demandantes não demonstra exigência quanto ao percentual de grãos inteiros, mas outros parâmetros ainda são requeridos.
De modo geral, produtores estão retraídos e optam por negociar apenas poucos lotes, mesmo com a aproximação da semeadura. Esse posicionamento está atrelado à capitalização desses agentes. Além disso, segundo colaboradores do Cepea, a maioria dos orizicultores já adquiriu boa parte dos insumos necessários para os trabalhos de campo da próxima safra.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura