Primeiro Biofertilizante registrado no Brasil é destaque na 26ª Hortitec
A Microquimica, empresa do grupo Tradecorp, aposta no Vorax para reforçar a importância da tecnologia para o setor
Cientes da importância da mecanização agrícola, produtores do café tipo conilon da região de São Mateus-ES acompanharam o desempenho da colhedora Coffee Express 200 em operação. Além da colheita, os cafeicultores também tiraram dúvidas durante o evento através dos especialistas da Case IH, marca da CNH Industrial. As atividades foram desenvolvidas em parceria com a concessionária Werner.
As pesquisas para viabilizar a colheita mecanizada do café conilon começaram há cerca de dez anos no Espírito Santo e envolveram engenheiros do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), empresas públicas e privadas e cafeicultores do estado. “A forma de plantio para a colheita mecanizada foi alterada, reduzindo espaçamento entre plantas, número de hastes por planta e trabalhando com plantio de um clone por linha, padronizando a lavoura para facilitar a colheita mecanizada”, explica Mauricio Infantini, Engenheiro de Inovação da Case IH.
Segundo Mauricio, entre os importantes aspectos observados durante as pesquisas está a uniformidade na altura da copa das plantas, para que o ajuste das varetas na hora da remoção do fruto (derriça) não danifiquem a parte produtiva do ano seguinte.
A colhedora de café Coffee Express 200 Multi é equipada com tanque graneleiro de 2 mil litros, que em alguns casos elimina e/ou reduz a necessidade de acompanhamento de tratores e carretas cafeeiras. “Vale ressaltar que a descarga do tanque graneleiro pode ser realizada com a máquina parada e/ou com ela em operação, ou seja, é possível colher e descarregar ao mesmo tempo”, afirma Mauricio.
Devido a capacidade de manobra, e mais baixo centro de gravidade e peso, o modelo oferece facilidade de operação. O sistema de três rodas, aliado ao menor comprimento da categoria, simplifica as manobras nos finais das linhas, devido aos carreadores e giradores estreitos. A tração é independente, permitindo a colhedora girar em forma de compasso, o que reflete no menor raio de giro.
O sistema de derriça totalmente hidráulico e de simples ajuste, como o sistema hidráulico de agitação e agressão (freio), permite que o produtor realize a colheita plena dos frutos, com baixo danos às plantas e alta eficiência de derriça, contribuindo para maior produtividade do cafeeiro ano a ano.
Outra vantagem da Coffee Express 200 Multi é o baixo custo de operação e manutenção. Equipada com motor MWM de 55 cv, a colhedora é mais econômica, consumindo em média 5 l/h e reduzindo em até 50% os gastos com combustível durante a operação.
A cabine tem climatizador, coluna de direção com ajuste de posição, alavancas de transmissão e painel de indicadores.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura