Utilização de sensores na adubação nitrogenada de cobertura em milho safrinha será mostrada em dia de campo
Os novos desafios do produtor rural perante as regras impostas pelo Código Florestal Brasileiro recém aprovado (Lei 12.651/12) será a discussão que norteará a palestra do Especialista em Legislação Ambiental, Rodrigo Justus, programada para ocorrer durante o "Seminário Novo Código Florestal – O impacto para o produtor rural", realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAMATO).
O ciclo de nove eventos começa nesta segunda-feira (18), com o seminário no município de São José dos Quatro Marcos (314 km de Cuiabá), às 9h, na sede do Sindicato Rural e a noite, às 19h, no salão da Multifestas, em Campo Novo do Parecis (396 km da Capital). "Vamos fazer uma comparação sobre a situação da área rural com a vigência do antigo Código Florestal e agora. Debateremos como o produtor rural deve proceder com as novas regras", explica Justus, que também é consultor jurídico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e do Setor Florestal.
Entre as mudanças trazidas com o Novo Código Florestal o especialista aponta: o uso racional do solo e da água como requisito à consolidação de uso em Áreas de Preservação Permanente (APP's), criação do Cadastro Ambiental Rural Federal (CAR) e dos Programas de Regularização Ambiental (PRA's). "Estes programas associados ao CAR, possibilitarão a regularização ambiental de todas as propriedades rurais, caso contrário eles correm risco de não poderem operar crédito rural", alerta Justus.
Os organizadores do seminário estão com grande expectativa para o evento. “"Esse é um tema importantíssimo não só para os produtores rurais como para a sociedade em geral", avaliou o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Alex Utida, que recepciona os participantes do seminário na noite de segunda-feira. "Os produtores estão fazendo o seu papel, conhecendo a legislação para se adequarem às novas regras, entretanto isso precisa ser seguido pelos órgãos competentes, para que não soframos com a ineficiência", criticou Utida.
Na terça-feira (19), o seminário acontece pela manhã, na sede do Senai, em Juína (740 km de Cuiabá) e a noite no Centro de Eventos, em Colíder (a 700 km). Toda a programação do evento se encontra no final do texto.
Em Sinop, o evento ocorrerá dentro da programação do "Dia de Campo", realizado pela Embrapa e Famato, na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, os interessados podem fazer a inscrição no local. Nos demais eventos, é preciso garantir a participação, pelo site
, onde é possível saber mais sobre o Seminário "Novo Código Florestal – O impacto para o produtor rural".
Divulgação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura