CNH participa de simpósio sobre máquinas agrícolas

29.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa Case New Holland

A Case New Holland esteve presente no 5º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, realizado em Porto Alegre, RS, nesta quinta-feira (29), no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.

Quem representou a marca foi o diretor de Desenvolvimento e Engenharia Produto Agrícola, Sérgio Soares. Ele participou do painel “O futuro da mecanização agrícola e suas tendências”, e abordou a sustentabilidade do mercado e o impacto que isso pode gerar no futuro das máquinas agrícolas.

“Queremos entender de que forma os fabricantes de máquinas deverão se preparar para se adaptarem a este movimento que será muito relevante para o mercado”, afirmou.

No evento, Soares destacou a preocupação da CNH com a sustentabilidade, representada pela produção de tratores movidos a biocombustíveis, como biodiesel, bioetanol, biometano e hidrogênio.

“Os biocombustíveis são importantes para a segurança energética, e a disponibilidade é bastante difundida em todo o mundo, com processos de conversão baseados em tecnologia multi-escala. Em 2010 a produção mundial cresceu 13,8%, uma das maiores fontes de crescimento da produção de combustíveis líquidos no mundo, impulsionada principalmente pelo aumento dos EUA (20 mil t / d, ou 17%) e do Brasil (7300 t / d, ou 11,5%)”, explica.

Soares ressalta que alguns equipamentos da colheita tradicional já estão adaptados para os biocombustíveis, como semeadoras e colheitadeiras movidas a etanol de primeira e segunda geração, combustão direta, metano e eletricidade, e outros que estão neste processo, para atenderem os produtores.

O diretor apresentou ainda o projeto de biomassa da CNH, desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), de Piracicaba (SP), e que busca utilizar a palha da cana-de-açúcar (gerada na colheita mecanizada) para produção de energia.

“A biomassa é uma energia renovável que pode ser alternativa de negócio para os agricultores. Além da cana-de-açúcar podem ser usadas culturas tradicionais, como milho, cevada e centeio, e algumas plantas como sorgo sacarino, eucalipto, álamo e salgueiro”.

Além do Sérgio Soares, participaram do Simpósio César Di Luca, Diretor Comercial Brasil da Case IH, e Luiz Feijó, Diretor Comercial Brasil da New Holland Agrícola, no painel “Perspectivas de Mercado: a visão do fabricante” e Robert J. Hawken, Diretor da Divisão de Segurança de Produtos da CNH nos Estados Unidos, com a palestra “Segurança dos Produtos - Investigação de Incidentes em Maquinas Agrícolas”.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro