Produção de milho safrinha 2025 avança no Brasil
IBGE confirma crescimento; C.Vale ressalta produtividade e qualidade dos grãos
As chuvas devem retornar a Mato Grosso na segunda quinzena de setembro. Os modelos climáticos ECMWF e GFS preveem virada no clima, o que deve favorecer a recomposição da umidade e criar condições mais seguras para o início do plantio da soja, aponta a EarthDaily, empresa especializada no monitoramento de áreas agrícolas com uso de dados de satélite.
No momento, a situação permanece crítica no estado, já que, nas últimas semanas, praticamente não choveu e a umidade do solo atingiu um dos níveis mais baixos dos últimos 30 anos. O calor agrava o quadro, com temperaturas que chegaram a superar 40°C, intensificando a evapotranspiração, de acordo com dados apurados pela empresa.
“Se confirmada, a chegada das chuvas será antecipada em relação a 2024 e semelhante ao padrão de 2022 para o mês de setembro. Porém, há divergência quanto à intensidade das precipitações previstas para o estado”, esclarece Felippe Reis, analista de cultura da EarthDaily. “Enquanto o modelo europeu ECMWF projeta chuvas acima da média em algumas áreas do Mato Grosso, o modelo americano GFS prevê precipitações mais restritas”, acrescenta.
De acordo com os modelos climáticos, a seca deve persistir no curto prazo em grande parte do país, porém, além do Mato Grosso, estão previstas chuvas também em significativos em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e pontos do Nordeste. Em Goiás e no Sul do país, a umidade do solo permanece satisfatória, garantindo um cenário propício à semeadura. Nessas regiões, os produtores já conseguem avançar com o plantio com maior segurança.
No Paraná, o cenário climático mostra diferenças mais acentuadas. Na região Norte do Estado, a umidade encontra-se abaixo da média e pode atingir o menor nível dos últimos 10 anos nas próximas semanas, o que pode levar produtores a adiar a semeadura da soja e do milho de verão.
Independentemente das diferenças entre os modelos, ambos indicam temperaturas acima da média climatológica no Centro-Oeste, Nordeste e Sul, fator que pode limitar a recuperação da umidade em áreas mais secas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura