Lançamento do livro sobre manejo ecológico de pragas da pimenta reúne produtores em oratórios
Na última semana o campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou a última chamada para seus seis cursos presenciais de graduação. Os cursos de Engenharia Agronômica, Agroecologia, Biotecnologia, Física, Química e Ciências Biológicas trazem cerca de 250 novos alunos ao Centro de Ciências Agrárias (CCA).
Em seu primeiro mandato, o diretor do CCA, Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais, tem grandes expectativas para o ano letivo de 2012. "É o primeiro semestre que o campus está sob a nossa gestão. Fizemos adaptações estruturais para melhor receber nossos alunos", comentou o diretor.
As mudanças na infraestrutura da Universidade chamaram atenção dos novos estudantes como o aluno de Ciências Biológicas, Bruno Gomes Cavalheiro, que ingressou este ano no Ensino Superior público. "As instalações daqui estão bem acima da média com relação a universidades da rede privada, seja na parte didática, laboratórios ou salas de aula", afirmou o calouro.
Para Jozivaldo, os cursos recém-implantados estão mais amadurecidos em sua estrutura com o funcionamento de novos laboratórios didáticos. "Os conselhos de gestão do campus estão sendo fortalecidos também e novos grupos de pesquisa estão começando a aparecer. Vivemos um bom momento interno de grandes transformações", acrescenta o diretor.
O ano letivo da UFSCar que teve início no dia 1º de março e começou com a Calourada 2012 com o tema "Tem tanta coisa para fazer aqui". De acordo com Aline Soares, servidora do CCA e uma das organizadoras do evento, a calourada tem como objetivo não dar ênfase ao trote violento. "A ideia é promover a integração dos alunos com uma boa recepção. Neste ano a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) criou uma campanha que incentivou os veteranos a usarem a criatividade para uma recepção acolhedora aos calouros", afirmou.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura