Case IH lança o primeiro monitor de produtividade do mercado canavieiro
A moagem de cana-de-açúcar do centro-sul do Brasil na nova safra somou, até 16 de março, 1,24 milhão de toneladas, com a principal região produtora do país registrando atividades antecipadas da temporada 2015/16 em 20 usinas, informou nesta terça-feira a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), em seu site.
A moagem da safra 15/16 começa oficialmente em 1º de abril, mas algumas usinas normalmente antecipam os trabalhos e outras não interrompem o processamento na entressafra.
"Usinas que antecipam a moagem ou mesmo as que não param, em geral, são usinas de menor porte e as mais descapitalizadas", comentou o analista Júlio Maria Borges, da Job Economia.
Segundo ele, a antecipação da moagem por algumas unidades segue um movimento normal por parte de algumas empresas todos os anos.
"Não tem nada de diferente (este ano)... Trata-se de uma situação que afeta muito pouco o mercado, é uma produção pouco expressiva, é mais psicológico do que efetivo", acrescentou.
A produção de açúcar em 15/16 até o final da primeira quinzena de março atingiu 23,19 mil toneladas, e a de etanol, 57,57 milhões de litros, sendo 4,89 milhões de anidro e 52,68 milhões de etanol hidratado, informou a Unica nesta terça-feira.
O volume é quase irrelevante comparado com a produção da temporada 2014/15, que totalizou 31,97 milhões de toneladas de açúcar e 10,78 bilhões de litros de etanol anidro e 15,34 bilhões de litros de etanol hidratado, segundo a associação.
A produção de açúcar total da nova safra foi estimada nesta terça-feira em 31,8 milhões de toneladas pela consultoria F.O.Licht.
Além de seis empresas que não interromperam o processamento, 14 unidades produtoras do centro-sul já iniciaram antecipadamente a produção da safra 2015/16, acrescentou a Unica.
A entidade não forneceu dados comparativos com o mesmo período do ano passado.
Também não divulgou na nota a localização das usinas que estão operando.
Normalmente, as usinas do Paraná --quinto Estado produtor de cana do Brasil-- entram em operação antes das empresas situadas em São Paulo, que colhe mais da metade do produto do país, por questões climáticas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura