Central de Beneficiamento é inaugurada em Pelotas/RS

06.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-

Os produtores rurais de Monte Bonito, próximo à Estação de Tratamento Sinotti, no 9° distrito de Pelotas, contam desde a última quarta-feira (4), com uma Central de Beneficiamento de Produtos Agrícolas. O empreendimento, que integra uma das ações do Projeto Polo do Sul, foi construído com recursos do Banco Mundial e do orçamento municipal. Participaram da inauguração da Central representantes da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A Central, que também servirá de sede aos trabalhadores, está equipada para realizar serviços de classificação, lavagem, embalagem e estocagem de hortaliças, frutas, queijos e geleias, contando ainda com câmaras frias. Os produtos serão minimamente processados e comercializados in natura ou congelados. O prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Junior, destacou a importância do trabalho em parceria entre as instituições. A prefeitura buscou recursos junto ao Banco Mundial e, com o auxilio da Emater/RS-Ascar e UFPel, o projeto foi desenvolvido junto a agricultores que desejavam formar uma cooperativa.

O vice-prefeito, Fabrício Tavares, disse que a construção da Central é uma iniciativa para apoiar o pequeno agricultor, garantindo um espaço qualificado para beneficiar os alimentos e agregar valor à produção. “Se o campo vai bem, a cidade também vai”, concluiu Tavares. A prefeitura também adquiriu um caminhão para o transporte dos produtos. A estimativa é que a Central esteja em pleno funcionamento em 30 dias.

Para o presidente da Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Monte Bonito (Coopamb), Éder Luis Scheunermann, a Central trará uma nova perspectiva para os agricultores e possibilitará que eles comercializem por conta própria os seus produtos. Aos 32 anos, Schunermann representa uma nova geração de agricultores que, com investimentos e participação em projetos do governo do Estado, decidiu permanecer no campo. “É uma responsabilidade, mas também uma satisfação. Hoje eu tenho a certeza de que posso fazer algo por todos”, disse ele.

A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow, falou sobre a importância de os agricultores estarem inseridos em políticas públicas do governo do Estado. “Nós temos que pensar em garantir uma melhor renda hoje e também para o futuro. E aqui eles podem fornecer produtos de melhor qualidade para o consumidor”, destacou Karin. O trabalho dos extensionistas junto às famílias dos cooperados também foi um diferencial para o sucesso do projeto. O extensionista da Emater/RS-Ascar, Luis Carlos Migliorini, participou desde as primeiras reuniões até a entrega da Central. “Eu trabalho com essas famílias há muito tempo. Alguns eu conheço desde que eram crianças, o que facilita o trabalho e faz com que eles estejam mais dispostos a participar”, ressaltou Migliorini.

A Central terá o apoio de professores e alunos da área de alimentos da UFPel durante os primeiros meses de funcionamento. A professora Carla Mendonça destacou o trabalho de acompanhamento da construção das instalações e também as capacitações realizadas com os agricultores. “Nós também realizamos uma pesquisa em supermercados e restaurantes da cidade, para garantir que os produtos da cooperativa tenham mercado,” afirmou Carla.

Para o agricultor Cleiton Schillim, a Central vai solucionar um dos gargalos enfrentados pelos produtores do município. “Eu cheguei a colher 15 toneladas de morangos, mas não tinha para quem vender, então fui obrigado a diminuir a produção. Agora nós vamos poder armazenar parte dos produtos e esperar a entressafra,” ressaltou Schillim. O agricultor também lembrou as primeiras reuniões que participou sobre a criação do projeto. “Quando me perguntaram por que eu estava participando eu disse: ‘Eu vim aqui por causa das futuras gerações’. E hoje eu digo com toda certeza: se meus filhos quiserem, eles têm tudo pra trabalhar e continuar no campo”.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025