CeasaMinas: cai preço das frutas e sobe das hortaliças

08.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

O preço das hortaliças subiu 6,8% e das frutas caiu 3,1%, no mês de abril, em relação a março, no entreposto da CeasaMinas, em Contagem/MG. O efeito das chuvas, no início do ano, e a entrada na entressafra de vários produtos foi a principal consequência do aumento no grupo dos legumes e verduras. Esses fatores reduziram a oferta média em 8,5%.

Entre as hortaliças, os que mais contribuíram para a alta do preço médio mensal estão batata (36%), tomate (12,3%), cenoura (12,1%), couve-flor (9,3%), milho verde (33,3%) e quiabo (110,6 %). O período de dezembro até abril e maio é tradicionalmente marcado por ofertas menores e preços mais altos no mercado hortigranjeiro.

A previsão é, a exemplo do tomate e da batata, os produtos apresentem valores mais favoráveis para o consumidor a partir de julho, se o inverno não for muito intenso.

Já o preço das frutas apresentou queda de 3,1%, mesmo com a diminuição de 14,2% na oferta no entreposto, como resultado da menor demanda verificada em abril para o grupo. As frutas que mais pressionaram a queda do preço médio foram o abacaxi (-10,5%), a laranja pera (-12,8%), limão tahiti (-27,7%), a melancia (-27,6%), e a tangerina ponkan (-37,2%). Os feriados prolongados do mês de abril e as temperaturas mais amenas, com o início do outono, contribuíram para reduzir a demanda sobre as frutas em geral, o que conteve as altas de preços.

Contagem - O entreposto da Ceasa/Minas comercializou R$ 280,3 milhões, entre hortigranjeiros, cereais e industrializados. O valor é 8,6% inferior ao de março de 2009 e 0,7% menor que abril de 2008. A queda é consequência principalmente da redução da oferta das hortaliças e frutas.

Lis Weingärtner,

Mapa, com informações da Ceasa/Minas

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro