Amazonas inicia vacinação contra aftosa em 50 municípios

07.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2009 começou, este mês, em 50 municípios amazonenses. As propriedades de 12 municípios da região da calha do rio já receberam a agulha oficial em fevereiro e março deste ano, durante uma operação diferenciada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do estado.

Em maio, estão previstas vacinações assistidas em alguns municípios, além da fiscalização na recepção e venda das vacinas. Para a chefe do Serviço de Sanidade Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura no Amazonas (Sedesa/SFA/AM), Maria Cristina Bustamante, a vacinação é uma das principais formas de erradicar a doença.

Os produtores devem declarar a vacinação, até 15 dias após a campanha, nas unidades da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav) ou do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).

Calha do rio Amazonas - Uma ação diferenciada propriedades da região da calha do rio Amazonas foi realizada no período de 16 de fevereiro a 31 de março deste ano. Mais de 490 mil animais foram imunizados por técnicos do Mapa, da Codesav, dos órgãos parceiros e dos serviços veterinários de outros estados, alcançando cobertura vacinal acima de 95%. Essa foi a segunda vez que a região recebeu agulha oficial. A primeira ocorreu em maio e junho de 2008, onde foram vacinados 330 mil bovídeos e recadastradas 4,5 mil propriedades rurais. A vacinação oficial na calha do rio Amazonas tem o objetivo de avançar na erradicação da doença no estado e ampliar a atual zona livre de febre aftosa do Brasil.

Fonte e informações adicionais: Mapa -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro