Castrolanda e UPL Brasil premiam vencedores da 11ª edição do ‘Meu Pé de Batata’

Concurso premia os entusiastas da bataticultura que, ao longo de seis meses, melhor cuidaram de um vaso com um pé de batata

01.04.2022 | 17:08 (UTC -3)
Comunicação Castrolanda

Os membros da cadeia de bataticultura da região conheceram, na última semana, os grandes vencedores da 11ª edição do concurso Meu Pé de Batata, realizado pela Castrolanda com o apoio da UPL Brasil. O evento aconteceu no Castro Clube de Campo, após dois anos sem ser realizado, por conta da pandemia.

O concurso premia os entusiastas da bataticultura que, ao longo de seis meses, melhor cuidaram de um vaso com um pé de batata. A semente e o substrato para o plantio foram entregues em setembro do ano passado a 110 pessoas, entre cooperados, funcionários de cooperados e colaboradores da Castrolanda – em especial da Área de Negócios Batata.

O objetivo, segundo o gerente executivo da área, Cassiano Carrano, é fomentar a cultura da batata e, ao final do ciclo, promover um momento de confraternização entre todas as partes da cadeia produtiva.

“Os interessados levam para casa um vaso, um substrato e uma semente de batata. Lá eles cuidam como se fosse um vaso de flor: podem colocar adubo, irrigar e fazer qualquer coisa que possam resultar em um ganho de produtividade”, explica o gerente executivo.

Após seis meses de cultivo, o vaso com o pé de batata retorna aos responsáveis pela organização, que contabilizam a produtividade da planta. “Algumas horas antes do evento, os participantes nos devolvem os vasos para que seja feita a quantificação de produtividade. Pegamos aquilo que foi produzido no vaso e transformamos em um cálculo que resultaria em uma produtividade por hectare”, conta Cassiano.

Os melhores participantes são premiados pela cooperativa e pela UPL. Na edição deste ano, o grande vencedor foi Carlos Petroski, que trabalha com batata na propriedade de um cooperado da Castrolanda. “É a primeira vez que participo e fiquei muito satisfeito com o resultado. Cuidei do pé de batata com muito carinho e dedicação, segui aplicando no vaso o mesmo padrão que utilizávamos na lavoura”, diz. Petroski levou para casa um televisor de 43 polegadas.

Gerente Unidade Paraná SUL da UPL, Guilherme Garcia considera inovadora a proposta realizada na Castrolanda. “É um projeto que a gente consegue o envolvimento de toda a cadeia, desde o pessoal do campo, os proprietários, os cooperados e corpo técnico da cooperativa. Fazemos aqui todo o processo da cadeia produtiva, encerrando com um momento de celebração", explica.

Presidente da Castrolanda, Willem Bouwman destacou a importância do evento para o fomento da cadeia da batata na região. “Começa como uma competição, mas termina em uma grande confraternização. Para os participantes é algo bastante diferente, pois promove entre eles uma competição saudável, onde cada um utiliza uma técnica diferente, que depois é compartilhada com outras pessoas”, afirma o presidente.

Willem Bouwman, Presidente da Castrolanda
Willem Bouwman, Presidente da Castrolanda

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro