Secretaria da Fazenda de São Paulo promove palestra sobre o e-CredRural em Marília/SP
A novidade da Emater/RS-Ascar na Expodireto 2012 é a Propriedade Sustentável, ela foi pensada para mostrar ao produtor que ter uma propriedade limpa, saudável e amiga do meio ambiente é possível, simples e acessível. A novidade faz parte do Espaço da Família Rural, área da Emater/RS-Ascar dentro da Expodireto Cotrijal 2012.
Defendendo a ideia de que quem vive em um lugar próspero, limpo, harmonizado e bonito é mais feliz o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Alessandro Davesac, afirma que é possível ter um lar sustentável que dê prazer em se viver gastando pouco. A casa modelo recebeu fossa séptica e filtro, um sistema de baixo custo e muito eficiente em áreas sem esgoto encanado. Caixa de gordura também foi colocada na cozinha. “Por mais difícil que pareça acreditar, conheço pessoas que acham mais vantajoso ter um esgoto a céu aberto danificando o meio ambiente e sujando toda a propriedade” comentou o Gilson Fanton, técnico da Emater/RS-Ascar.
As calhas coletam a água da chuva que é redirecionada para cisternas, podendo ser usada na irrigação, para os animais ou na limpeza da casa. É uma maneira de reutilizar, economizar e evitar a falta de água.
Outro destaque na parcela da Propriedade Sustentável é a agricultura de subsistência. Horta, pomar e grãos estão sendo apresentados tanto para consumo da família quanto para comercialização do excedente. A preservação ambiental também está sendo contemplada. O técnico da Emater/RS-Ascar, Ivan Pasa, diz que o ambiente reflete no humor e no trabalho das pessoas.
A Emater/RS-Ascar oferece ajuda para adequações de propriedades rurais, interessados devem procurar pelo escritório municipal.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura