FT SEMENTES apresenta lançamentos no Show Rural Coopavel

07.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: FTS Sementes

Aproximadamente 200 mil pessoas visitaram o Show Rural Coopavel, em Cascavel/PR, entre os dias 6 e 10 de fevereiro. Um dos destaques foi o stand da FT Sementes, onde os agricultores puderam conferir as variedades de soja atualmente disponíveis no mercado e conhecer os lançamentos para a safra 2012/2013.

A FTS Sementes também montou uma mini unidade de desenvolvimento com 14 linhagens experimentais que estão sendo avaliadas e testadas na região, para que o agricultor pudesse vislumbrar os futuros lançamentos da FTS Sementes. Segundo o diretor de Pesquisa da FT Sementes, Francisco Terasawa, essas novas linhagens de soja estão sendo testadas em várias regiões, apresentando resultados promissores. “Isso permite que o produtor tenha a segurança de plantar uma cultivar de soja produtiva nas mais diversas condições de clima, solo e nível de tecnologia, atendendo as exigências de tolerância às pragas e doenças que ocorrem em cada região”.

Em 2012, ano em que a FT Sementes completa 40 anos de fundação, a empresa apresentou no Show Rural da Coopavel suas cultivares comerciais de soja FTS Mauá RR e FTS Mamborê RR, que possibilitam o plantio antecipado em setembro, possuem hábito de crescimento indeterminado e resistência ao acamamento. A FTS Mamborê RR tem ciclo superprecoce, com grupo de maturação 5.7, permitindo, portanto o plantio de milho safrinha na melhor época, quando semeada antecipadamente.

Estavam expostas também as já consagradas variedades de soja FTS Campo Mourão RR e FTS Arapoty RR, cultivares que tem apresentado ano após ano excelente produtividade aliada à alta estabilidade. Com o verão extremamente seco que atingiu praticamente toda a região sul do Brasil, principalmente a região Oeste do Paraná, além do Paraguai, inúmeros agricultores que visitaram o stand da FT Sementes no Show Rural da Coopavel 2012 testemunharam que a FTS Campo Mourão RR demonstrou no campo o que os testes da Fundação MS já apontavam: FTS Campo Mourão RR é uma das cultivares de maior tolerância ao déficit hídrico e produtividade dentre as disponíveis atualmente no mercado. Apesar da seca, a FTS Campo Mourão RR chegou a produzir 50 sacas por alqueire a mais que as concorrentes plantadas lado a lado.

A FTS Arapoty RR, de crescimento tipo indeterminado, também tem sido uma opção em condições de estresse hídrico. “A FTS Arapoty RR pode ser utilizada para abertura de plantio, no final de setembro e início de outubro. Ela pertence ao grupo de maturação 6.1, ciclo precoce, permitindo também o plantio do milho safrinha. Além disso, apresenta um baixo fator de reprodução a nematóides (Pratylenchus), podendo ser semeada em áreas onde o problema existe” destaca o Dr. Marcos Kamikoga, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da FT Sementes.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro