Cargill recebe endosso global por práticas agrícolas sustentáveis no Brasil

Programa 3S da empresa é validado pela Consumer Goods Forum, destacando-se pela promoção de boas práticas agrícolas e alinhamento a exigências de mercado

24.09.2024 | 15:08 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Sthefany Oliveira
Letícia Kawanami
Letícia Kawanami

A Cargill obteve reconhecimento global da Consumer Goods Forum, coalizão presente em 40 países, voltada à promoção de cadeias de abastecimento mais responsáveis. O endosso é uma validação dos critérios utilizados pelo Programa 3S, iniciativa da Cargill que visa a adoção de melhores práticas agrícolas no Brasil. Esse reconhecimento reforça a relevância do 3S no cenário internacional e destaca a importância de métodos agrícolas sustentáveis.

O programa 3S não é novo no cenário de validações internacionais. Em 2022, foi reconhecido como equivalente ao nível Prata da norma FSA (Farm Sustainability Assessment), uma avaliação promovida pela Sustainable Agriculture Initiative Platform (SAI). Além disso, o 3S também conta com a aprovação da Federação Europeia de Fabricantes de Alimentos Compostos (FEFAC), que representa associações nacionais em 24 estados-membros da União Europeia.

A avaliação que resultou no endosso pela Consumer Goods Forum teve como foco a produção de quatro commodities de alta demanda global: óleo de palma, soja, papel, celulose e embalagens à base de fibras, além da carne bovina. Esses produtos são essenciais para o setor de bens de consumo. Para a validação, foram analisados os requisitos de boas práticas agrícolas, alinhados às exigências de mercados com padrões rigorosos, como o europeu.

O Programa 3S, criado em 2010, busca promover práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente e as comunidades locais. Letícia Kawanami, diretora de sustentabilidade da Cargill na América do Sul, afirmou que o endosso confirma o comprometimento da empresa com a sustentabilidade.

“Este endosso confirma os critérios rigorosos que adotamos e o empenho dos nossos produtores de soja. O Programa 3S foi criado para promover práticas agrícolas sustentáveis que respeitam as comunidades locais e os ecossistemas naturais. Estamos felizes em ver que nossos esforços estejam alinhados com as exigências de mercados consumidores rigorosos, contribuindo para um futuro mais sustentável”, disse.

Na safra 2022/2023, o volume de soja verificado pelo 3S aumentou em 17%, abrangendo 253 fazendas. O programa verifica cinco pilares fundamentais nas fazendas participantes: uso sustentável do solo, Boas Práticas Agrícolas (BPAs), relações com a comunidade e Direitos Humanos, melhoramento contínuo e controle da emissão de gases de efeito estufa.

A Consumer Goods Forum, em sua busca por cadeias de produção mais responsáveis, tem promovido roteiros de commodities para incentivar práticas que beneficiem o meio ambiente, como o combate ao desmatamento. Essa iniciativa é apoiada por colaborações entre empresas, ONGs e governos ao redor do mundo.

“O 3S mostrou total afinidade com a Consumer Goods Forum porque, no fim do dia, estamos todos em busca de um objetivo comum: garantir a produção de alimentos de forma sustentável para a nossa e as futuras gerações”, conclui Letícia.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro