Embrapa e Meridional lançam cultivar de trigo
O lançamento da cultivar de trigo BRS Graúna, da Embrapa e da Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa, será no dia 31 de agosto
Agendada para 13 e 14 de setembro, a segunda edição do Curso de Produção de Mudas de Hortaliças apresenta um diferencial para este ano: vai dar ênfase à nutrição das mudas e às técnicas de enxertia. O principal objetivo da capacitação, realizada na Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), é ensinar as diferentes tecnologias disponíveis para a produção de mudas de qualidade.
"Cada vez mais, a produção de mudas de hortaliças vem sendo realizada por profissionais que se dedicam exclusivamente a essa atividade", sinaliza o pesquisador Marçal Jorge, coordenador do curso, ao destacar que, hoje, o viveirista é um profissional altamente especializado.
A inscrição para o curso é gratuita e serão selecionados 35 participantes que, de preferência, atuem como multiplicadores das tecnologias e dos conhecimentos transferidos na capacitação, como técnicos agrícolas e da extensão rural.
Com foco na produção de mudas das hortaliças mais cultivadas, como alface e tomate, as aulas teóricas vão abordar diferentes fases da produção, com noções básicas sobre os tipos de recipientes e substratos, semeadura, tratos culturais, higienização, nutrição e sanidade, entre outros.
"Também estão previstas aulas práticas sobre as etapas para produção de mudas de hortaliças e sobre o processo de enxertia em tomate e pimentão", detalha Jorge. A programação ainda vai contemplar palestra sobre aspectos da comercialização de mudas e uma visita técnica a um viveiro especializado em hortaliças.
Atividade segmentada
Utilizar mudas de qualidade é um passo importante para garantir maior produtividade e melhor uniformidade da lavoura no campo. A compra de mudas em viveiros especializados está cada vez mais viável, em termos econômicos, e ainda apresenta outra vantagem para o agricultor: a possibilidade de planejar o escalonamento da produção e, assim, oferecer qualidade e frequência para o mercado na hora da comercialização.
"Nos últimos anos, houve um grande aporte tecnológico no setor, que possibilitou a segmentação da atividade de produção de mudas, que garante lucratividade para o viveirista e qualidade para o produtor de hortaliças que concentra seu tempo e esforço nos campos de produção", contextualiza o pesquisador.
Serviço
II Curso de Produção de Mudas de Hortaliças
Data: 13 e 14 de setembro de 2016
Local: Embrapa Hortaliças
Inscrições em: https://goo.gl/forms/uVQG666yU8g9X0w32
Informações: (61) 3385-9114
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura