Clima beneficia cultivo de café em São Paulo
A 72ª Exposição Agropecuária de Campo Grande foi palco do primeiro julgamento da raça Canchim no ano.
Realizado no dia 21 passado, o evento contou com animais dos criatórios de Amadeu Furtado Alvim, Deniz Ferreira Ribeiro, Jorge Tupirajá, Luiz Carlos Dias Fernandes e Moacir Boer. O juiz foi o zootecnista Dario de Freitas, do quadro de árbitros da Associação Brasileira de Criadores de Canchim.
O grande campeão é o touro Kanu MN da Itamarati, que ficou também com o título de campeão touro adulto. Em 2009, foi o animal mais premiado da raça. A grande campeã é Keith da Itamarati, também campeã vaca adulta; e Lugano da Itamarati, o campeão frigorífico e campeão júnior menor. Todos são de propriedade de Luiz Carlos Dias Fernandes, da Fazenda Santa Maria, de Três Lagoas, MS.
A medalha de campeão touro sênior ficou com Jazz Calabilu LAS, de Amadeu Furtado Alvim, da Chácara Longuinho, em Campo Grande, MS. O reprodutor foi o grande campeão nacional e grande campeão em Campo Grande em 2007. Mariana Calabilu LAS, do Condomínio Amadeu/Moacir, é a campeã vaca sênior.
O Condomínio Amadeu/Moacir, formado pelos criadores Amadeu Furtado Alvim e Moacir Boer, da Estância Maria Andreoli Boer, é também proprietário de Âmbar do CAM, o campeão bezerro. Mais informações sobre os vencedores podem ser conferidas na página oficial da ABCCAN (
).
O próximo julgamento será no dia 8 de abril, durante a 50ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, a Expolondrina 2010. O juiz será Amadeu Furtado Alvim.
Cida de Oliveira
Canchim
(11) 3916-6117
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura