Programa Café Seguro forma multiplicadores
Nas últimas semanas, o clima mais seco em São Paulo beneficiou o cultivo de café na região, onde diminuíram os ataques de pragas e doenças.
A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que divulgou, sexta-feira (26/03), a previsão climática para o próximo trimestre (abril/maio/junho). O estudo foi elaborado pelo Inmet e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).
Nos estados do centro-sul do Brasil, a previsão de chuva regular até maio deverá favorecer o milho safrinha, cujo plantio e desenvolvimento já estão ocorrendo principalmente no Paraná e Mato Grosso do Sul. O feijão segunda safra, a cana-de-açúcar e a soja também serão favorecidos no outono. A previsão para os próximos meses também indica chuva abaixo da média histórica na Região Norte e Nordeste do Brasil.
Na Região Sul permanece a probabilidade de chuva ao longo do trimestre. As temperaturas ficam acima da média histórica no período, com exceção para a entrada de massa polar, que faz a temperatura cair na região centro-sul do Brasil. O prognóstico indica, ainda, que as geadas nos estados do Sul do Brasil deverão ser mais frequentes nos meses de maio e junho.
Sophia Gebrim,
Mapa, com informações do Inmet
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura