Programa Café Seguro forma multiplicadores
Sistemas agrícolas produtivos visando ao aumento da disponibilidade e à melhoria da qualidade da água é o título do projeto, recentemente, aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O projeto, coordenado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), é uma iniciativa da Secretaria da Ciência e Tecnologia. Participam a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), UFSM, Uergs, Ufrgs, Feevale, Embrapa Trigo e Faculdade de Horizontina.
Conforme a pesquisadora-doutora Bernadete Radin, coordenadora do projeto, o trabalho terá duração de três anos e irá envolver 50 pesquisadores, sendo 37 doutores. Está previsto um investimento de R$ 4,527 milhões do governo do Estado e R$ 6,790 milhões da Finep. Os pesquisadores estudam o aumento da disponibilidade e melhoria da qualidade da água, com a avaliação de práticas adequadas de manejo de solo e de resíduos de suínos, do monitoramento das condições meteorológicas e processos hidrológicos, integrados a uma análise socioeconômica, em diferentes sistemas agrícolas do Estado.
O estudo está dividido em cinco subprojetos. Melhoria da qualidade do solo e da água por sistemas de produção de grãos sob plantio direto; Monitoramento hidrossedimentológico e qualidade da água em áreas manejadas sob plantio direto: da parcela à bacia hidrográfica; Políticas públicas e recursos hídricos no RS; Monitoramento de qualidade e alternativas para o manejo da água na região suinícola e Monitoramento das condições agrometeorológicas e previsão de tempo e clima.
Gislaine Freitas
Fepagro
(51) 3288.8036 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura