Canacentro 2012 reúne setor produtivo sucroenergético

03.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sist

Produtores rurais, técnicos, indústrias e autoridades da cadeia produtiva sucroenergética se reuniram, na manhã desta terça-feira (3), para um café da manhã com a imprensa na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), para o lançamento do 1º Congresso do Setor Sucroenergético do Brasil Central – Canacentro 2012. O secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, o presidente do Sindicato das Indústrias Fabricantes de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg/Sifaçúcar), André Luiz Rocha, o vice-presidente institucional da Faeg, Bartolomeu Braz, além de outras autoridades, estiveram presentes no evento.

Segundo o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, o Centro-Oeste é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar e de etanol do Brasil, e a região tem um potencial muito grande a ser desenvolvido ainda mais. “Quando realizamos um evento dessa magnitude, onde podemos discutir toda a cadeia produtiva da cana, sustentabilidade econômica, social e ambiental, queremos levantar os principais temas que dizem respeito à cadeia sucroenergético. Estamos trazendo todo o foco dessa discussão para nosso Estado.”

José Mário destaca que o Centro-Oeste tem dado sinal de grandeza, e para expandir ainda mais, os governadores da região tem se reunido periodicamente para discutirem sobre a situação dos Estados. “Nós criamos o Fórum Empresarial do Centro-Oeste, onde todas as Federações têm se encontrado mensalmente para discutir seus problemas. E todas as questões, que hoje dizem respeito a Goiás, também são tratadas pelo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e ao Distrito Federal”, explicou.

O presidente da Faeg lembrou que a região do Centro-Oeste é de uma responsabilidade muito grande, já que 40% de toda a produção agropecuária vem dessa região, que é o grande eixo de desenvolvimento do Brasil. José Mário explicou ainda que nos dias do Congresso, o produtor vai poder ter contato com tudo aquilo que representa a sua produção. “A questão ambiental, leis trabalhistas, formação de preço. Tudo que é de interesse do produtor será discutido no evento.”

O presidente da Sifaeg/Sifaçúcar, André Luiz Rocha, destaca que o encontro mostra o amadurecimento do setor sucroenergético, além de enfatizar a pareceria entre as Federações do Centro-Oeste. “Nós estamos, por meio desse evento, mostrando algumas das parecerias que temos firmado nos últimos tempos, que visa fortalecer as cadeias produtivas.”

Ele salientou que a Sifaeg/Sifaçúcar tem feito um trabalho no interior de Goiás, para que aumente o número de fornecedores, não só de cana-de-açúcar, mas também de serviços do comércio para as empresas. “Queremos, dessa maneira, fortalecer a economia local e isso é bastante significativo, porque o setor sucroenergético no Estado de Goiás é o que mais tem feito investimento e gerado empregos.”

Organizado pela Faeg, sua rede de Sindicatos Rurais, Sindicato das Indústrias Fabricantes de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg/Sifaçúcar), o 1º Congresso do Setor Sucroenergético do Brasil Central – Canacentro 2012 será realizado, em Goiânia, nos dias 15 e 16 de agosto de 2012.

Durante o lançamento do Canacentro 2012, o vice-presidente institucional da Faeg Bartolomeu Braz apresentou dados da produção sucroenergética na Região Centro-Oeste do Brasil.O País é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e essa produção vem crescendo de forma vertiginosa ao longo dos anos. Das mais de 571 milhões de toneladas produzida pelo País, o Centro-Oeste é responsável por mais de 16% desse valor e Goiás contribui com metade da produção dessa região, mais de 48 milhões de toneladas.

A cultura da cana, devido à importância que vem ocupando na produção de etanol, constitui hoje uma importante opção de diversificação da produção nas principais regiões produtoras do país. Oferece ao produtor rural a oportunidade de mitigar riscos econômicos e de auferir lucros na atividade, bem como a de trazer o desenvolvimento às regiões. Goiás produz mais de 2,7 bilhões de litros do combustível. Isso é mais de 53% da produção da Região Centro-Oeste.

15/08/2012

18h00 - Inscrições e entrega de Materiais

19h00 - Abertura

20h30 - O PAPEL DE GOIÁS NA CADEIA SUCROENERGÉTICA BRASILEIRA

Palestrante: Marconi Ferreira Perillo Júnior - Governador do Estado de Goiás

21h00 - Coquetel

16/08/2012

PAINEL I – CENÁRIO MACRO ECONÔMICO DO SETOR SUCROENERGÉTICO

08h30 - O MERCADO GLOBAL E O SETOR SUCROENERGÉTICO NO BRASIL

Palestrante: Pedro Parente – Presidente do Conselho da UNICA

09h30 - A SUSTENTABILIDADE DO SETOR SUCROENERGÉTICO NO BRASIL

Palestrante: Marcos Fava Neves – Pesquisador USP

10h30 - O ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO DA CANA PARA O BRASIL CENTRAL - Palestrante: Dep. Fed. Homero Pereira – Presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agricultura)

11h00 - DEBATE

Debatedores:

a) José Gerardo Fontelles – Secretário de Produção e Agroenergia do MAPA

b) Gerson Carneiro Leão – Presidente da Comissão Nacional de Cana - CNA

c) Edward Madureira Brasil – Reitor da Universidade Federal de Goiás

d) Manoel Teixeira Souza Júnior – Chefe Geral EMBRAPA AGROENERGIA

Moderador: José Mário Schreiner – Presidente do Sistema FAEG

12h00 - Almoço

PAINEL II – DESENVOLVIMENTO E MERCADO DA CANA-DE-AÇÚCAR

13h30 - DIVERSIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DE CANA-DE-AÇÚCAR - Palestrante: Plínio Nastari – Consultoria DATAGRO

14h30 - CONSECANA – CONCEITO, METODOLOGIA E INOVAÇÕES

Palestrante: Geraldo Majela – CANATEC / ORPLANA

15h10 - DEBATE

Debatedores:

a) Bartolomeu Braz Pereira – Vice-Presidente Institucional do Sistema FAEG

b) Ismael Perina – Presidente da ORPLANA

c) Jorge dos Santos – Diretor Executivo do SINDALCOOL - MT

d) André Luiz Baptista Lins Rocha – Presidente do SIFAEG/SIFAÇÚCAR - GO

Moderador: Rui Prado – Presidente do Sistema FAMATO

16h00 - INTERVALO

PAINEL III – INSTITUCIONALIDADE

16h20 - RELAÇÃO FORNECEDOR E INDÚSTRIA

Palestrante: Antônio de Pádua – Diretor Técnico da UNICA

17h10 - DEBATE

Debatedores:

a) Ênio Fernandes – Presidente da Comissão de Cana-de-açúcar e Bioenergia da FAEG

b) Luis Alberto Moraes Novaes – Presidente da Comissão de Agroenergia da FAMASUL

c) Roberto Holanda Filho – Presidente da BIOSUL – MS

d) André Luiz Baptista Lins Rocha – Presidente do SIFAEG/SIFAÇÚCAR - GO

Moderador: Eduardo Corrêa Riedel – Presidente do Sistema FAMASUL

18h00 - Encerramento

PROPOSTA DE PROGRAMAÇÃO PARALELA – CANACENTRO 2012

15/08/2012

9h00 - REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL SUCROENERGÉTICO

Local: Sindicato das Indústrias Fabricantes de Álcool e Açúcar – SIFAEG/SIFAÇÚCAR

Coordenador: Luiz Custódio Cotta Martins

14h00 - REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DO AÇÚCAR E ÁLCOOL – MAPA

Local: Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás - FAEG

Coordenador: Luiz Custódio Cotta Martins

17/08/2012

9h00 - REUNIÃO ORDINÁRIA DA ORGANIZAÇÃO DOS PLANTADORES DE CANA DO CENTRO-SUL (ORPLANA)

Local: Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG

Coordenador: Ismael Perina Júnior

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024