Colheita do arroz atinge 85,7% da área semeada no RS
Produtividade média é de 9.022 kg por hectare
O programa CampoLimpio ultrapassou a marca de 18,5 milhões de quilos de embalagens vazias de pesticidas recuperadas na Argentina. Só no primeiro trimestre de 2025, houve aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O avanço se deve à expansão territorial e ao trabalho conjunto com setores público e privado, conforme previsto na Lei Nacional 27.279. O sistema conta com 93 Centros de Armazenamento Temporário (CATs) e ações itinerantes para coleta.
A província de Chubut passou a integrar a iniciativa, tornando-se a 22ª a adotar oficialmente o sistema. Nos próximos meses, a região deve realizar jornadas locais de recebimento de embalagens.
Na zona núcleo — responsável por 55% da produção de grãos e 70% da indústria leiteira do país — foram inaugurados novos CATs em Armstrong e Pilar (Santa Fé) e General Cabrera (Córdoba). Juntas, Santa Fé e Córdoba superaram 350 toneladas de embalagens recuperadas apenas em 2025.
Entre Ríos manteve foco em fiscalização e capacitação. Uma das ações recentes envolveu policiais da província, treinados para reforçar o controle de produtos nas estradas e áreas rurais. Em breve, Buenos Aires também contará com novo centro de coleta.
CampoLimpio busca consolidar um modelo de economia circular. A articulação com governos e produtores visa ampliar o alcance e garantir o destino ambientalmente correto dos resíduos agrícolas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura